FC Porto (Formação): Dragon Force expande-se em África
Porto Canal
FC Porto abre a primeira escola de futebol no Zimbabué.
A Dragon Force viajou até Harare, capital do Zimbabué, para realizar um FC Porto World Camp em março de 2003 e o sucesso deste evento, que contou com mais de 120 jogadores, abriu portas a mais um projeto de expansão a nível internacional.
Mr. Tichaona, General Manager da GEA Sports Zimbabwe, mostra-se encantado com a iniciativa e afirma “que este é um passo natural depois do profissionalismo apresentado”, perante a “metodologia inovadora” e “a atmosfera sentida enquanto a Dragon Force esteve presente em Harare”.
Depois da abertura, em janeiro, da escola de futebol em Fortaleza, no Brasil, da implementação da Certificação internacional Dragon Force no FC da Beira, em Moçambique, o FC Porto inaugura agora a escola de futebol Dragon Force Harare, no Zimbabué. Este é o terceiro projeto a nível internacional implementado em 2023 pelas escolas Dragon Force.
A escola estará localizada nas instalações Alex Sports Club, que conta com dois campos de futebol de 11, ginásio, salas de apoio e restaurante.
Todos os recursos humanos da GEA Sport Zimbabwe serão formados segundo a metodologia de trabalho do FC Porto, permitindo assim implementar a Certificação Internacional Dragon Force. Uma equipa multidisciplinar nas áreas de gestão, técnica, psicologia, educação e nutrição assegurará o acompanhamento de todas as atividades desenvolvidas.
Mr. Chimdeza, Chairman da GEA Sports Zimbabwe, não tem dúvidas quando define a escola de futebol Dragon Force como “a melhor organização para apoiar o desenvolvimento do futebol no Zimbabué”. “Este é o primeiro passo para um crescimento que se deseja sustentado e com o grande objetivo de alargar horizontes. Acreditamos na metodologia de formação da Dragon Force, cimentada num clube com muita história e conhecimento, que tem uma componente pedagógica diferenciadora e que ajudará a desenvolver muitos jogadores, mas também os futuros cidadãos de África”, acrescenta.
Ricardo Frey Ramos, da Direção Executiva Dragon Force, afirma: “Estamos muito satisfeitos com esta nova parceria. A GEA Sport recebeu-nos de forma muito calorosa e prontificou-se a criar todas as condições para que o FC Porto World Camp fosse um tremendo sucesso. O novo modelo de expansão permite-nos hoje responder com mais certezas ao interesse dos mercados, partilhando as boas práticas das escolas de futebol Dragon Force, capaz de se adaptar a qualquer realidade. São 15 anos a trabalhar em processos e procedimentos, pensando na formação dos nossos jogadores e treinadores ao pormenor, antecipando o dia-a-dia, com a ambição de demonstrarmos que é possível fazer a diferença, e desenvolver as capacidades de todos os que acreditam em nós”.
Este é mais um passo na expansão da escola de futebol Dragon Force, que irá permitir desenvolver o talento local com os valores e a mística azul e branca.