JMJ. Segurança apertada na vinda do Papa a Portugal 

JMJ. Segurança apertada na vinda do Papa a Portugal 
| País
Porto Canal

A vinda do Papa Francisco a Portugal envolve um plano de segurança apertado. Estão destacados 16 mil elementos de segurança, sendo que dez mil são agentes da PSP.

“A polícia tem um plano em que estão desenhadas várias ameaças e para cada um os cenários temos um protocolo de atuação quer para a proteção do Papa quer para a defesa de todas as pessoas que vão participar na jornada”, disse o Superintendente Alexandre Coimbra, chefe da área operacional da Unidade Especial de Polícia, citado pelo CM.

Segundo a mesma fonte, todas as forças da polícia vão estar inseridas no evento religioso, como os “snipers” do Grupo de Operações Especiais, os Binómios do Grupo Operacional Cinotécnico, bem como os 220 homens e mulheres do Grupo de Segurança Pessoal.

Em particular, os Binómios do Grupo Operacional são essenciais na verificação de explosivos nos sítios por onde o Sumo Pontífice vai percorrer.

“Já tivemos três encontros pessoais com a Gendarmaria do Vaticano desde março. Trocámos ideias, impressões, técnicas e táticas do âmbito da Segurança Pessoal. O objetivo é que a visita do Papa decorra sem incidentes”, esclareceu o Intendente Alexandre Vieira, Comandante do Corpo de Segurança Pessoal, ao CM.

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.