Dono da Altice com visitas da GNR, mas sem guarda à porta

Dono da Altice com visitas da GNR, mas sem guarda à porta
| Norte
Porto Canal

Esta quinta-feira, o Jornal de Notícias noticiou que o cofundador da Altice, Armando Pereira, e Hernâni Vaz Antunes, que foram condenados a prisão domiciliária, vão ser alvo de fiscalizações aleatórias por parte da GNR para verificar se estão a cumprir com a medida de coação de obrigação de permanência na habitação, sem vigilância eletrónica.

Segundo o JN, a GNR vai de forma aleatória e sem avisar verificar o cumprimento desta medida e caso os arguidos não se apresentem aos militares, o tribunal será informado para, possivelmente, agravar as medidas.

O cofundador da Altice está indiciado por 11 crimes, entre os quais seis de corrupção ativa e um de corrupção passiva no setor privado, além de quatro de branqueamento e crimes não quantificados de falsificação de documentos no processo ‘Operação Picoas’.

De acordo com o Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP) do Ministério Público, a operação desencadeada a 13 de julho, que levou a três detenções, contou com cerca de 90 buscas domiciliárias e não domiciliárias, entre as quais instalações de empresas e escritórios de advogados em vários pontos do país. Hernâni Vaz Antunes foi o quarto arguido a ser detido, mas tal ocorreu apenas no dia 15, após entregar-se às autoridades.

Em causa está, alegadamente, uma “viciação do processo decisório do Grupo Altice, em sede de contratação, com práticas lesivas das próprias empresas daquele grupo e da concorrência”, que apontam para corrupção privada na forma ativa e passiva. As autoridades destacam ainda que a nível fiscal o Estado terá sido defraudado numa verba “superior a 100 milhões de euros”.

 

+ notícias: Norte

Incêndio de camião obriga ao corte da A25

A autoestrada 25 (A25), no sentido Boa Aldeia-Viseu, encontra-se cortada devido ao incêndio de um camião, disse à Lusa fonte da Proteção Civil.

Encontrado corpo em praia da Póvoa de Varzim

Foi encontrado um corpo, ao início da manhã desta segunda-feira, na Praia de Aver-o-Mar na Póvoa de Varzim, apurou o Porto Canal junto do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil da Área Metropolitana do Porto. 

Explosão de gás causa danos materiais em habitação em Vila Verde

Uma explosão de gás causou danos materiais, na madrugada desta segunda-feira, numa residência na freguesia de Turiz, em Vila Verde, e consequente área envolvente, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.