Caso Altice. Lista de arguidos aumenta com dois advogados de Braga

Caso Altice. Lista de arguidos aumenta com dois advogados de Braga
| Norte
Porto Canal

Os advogados Ricardo Sobral e Duarte Loureiro terão, alegadamente, tido intervenção nos contratos da Altice que terão resultado em proveitos milionários para Hernâni Antunes e Armando Pereira.

São mais dois arguidos na investigação do Ministério Público "Operação Picoas", suspeitos de auxiliar na construção dos esquemas empresariais.

De acordo com o jornal Público, Hernâni Antuens terá contratado os dois advogados para montar sociedades destinadas a acordar com a Altice e a atribuir vantagens indevidas.

Duarte Loureiro, irmão de Álvaro Loureiro, exercia a partir de Braga e terá participado tanto como sócio, como enquanto admnistrador de empresas controladas por Vaz Antunes. O advogado era alegadamente remunerado a partir de outra empresa, a Duna de Contrastes.

O Ministério Público, avança o mesmo jornal, acredita que Duarte Loureiro redigia contratos de prestação de serviços que serviam para justificar o recebimento de comissões exigidas a outros fornecedores da Altice.

Já Ricardo Sobral terá tido um papel semelhante. O outro advogado de Braga, acredita a acusação, terá aceitado figurar como sócio da sociedade Phitoprecious, que apareceu depois como compradora de imóveis da Altice.

Ricardo Sobral é ainda suspeito de redigir contratos que justificariam a faturação de comissões pelas sociedades nacionais do empresário de Braga.

Estes dois advogados fazem agora parte de uma lista constituída pelo co-fundador da Altice Armando Pereira, o empresário bracarence Hernâni Vaz, o economista Álvaro Gil, entre outros.

A Operação Picoas investiga suspeitas de corrupção, fraude fiscal agravada, falsificação e branqueamento. O Ministério Público acredita que Armando Pereira e Hernâni Vaz Antunes estão envolvidos num esquema fraudulento que terá lesado o Estado em 100 milhões de euros e desviado da Altice outros 250 milhões.

Armando Pereira é, assim, suspeito da prática de 11 crimes e Hernâni Vaz de 21. Ambos estão, por isso, sujeitos a prisão domiciliária e proibidos de contactar entre si e com todas as empresas e pessoas envolvidas na investigação.

+ notícias: Norte

Colisão aparatosa entre quatro veículos faz nove feridos em Braga

Oito pessoas sofreram ferimentos considerados ligeiros, e uma graves, ao início da tarde deste domingo, numa aparatosa colisão rodoviária que envolveu quatro veículos ligeiros na Avenida Miguel Torga na freguesia de Nogueira, em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte dos Bombeiros Sapadores de Braga.

Duas pessoas resgatadas de rocha "em zona isolada" no rio Minho

Dois espanhóis com cerca de 30 anos de idade foram resgatados durante a noite deste sábado no rio Minho.

Há 400 presépios para ver em Barcelos

Em Barcelos desde o início deste mês que estão em exposição em vários espaços mais de 400 presépios de artesãos do concelho. Uma óptima oportunidade para conhecer mais e melhor do artesanato barcelense.