Porto vai candidatar órgãos de tubos a Património Cultural da Humanidade

Porto vai candidatar órgãos de tubos a Património Cultural da Humanidade
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal do Porto vai candidatar todos os órgãos de tubos das igrejas da cidade a Património Cultural da Humanidade da UNESCO, integrando já a lista igrejas como a dos Clérigos, Lapa, Carmelitas, Taipas, São Nicolau e Vitória.

A Câmara do Porto esclareceu esta sexta-feira que a lista integra já os órgãos de tubos de igrejas como a Igreja Privativa e Capela de Nossa Senhora da Esperança, da Santa Casa da Misericórdia, a Igreja dos Clérigos, Lapa, Carmelitas, Santa Clara, Santo Ildefonso, São João Novo, Taipas, Vitória, São Nicolau, Miragaia e Capela das Almas.

Segundo a autarquia, o Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural está em conversações com outras igrejas e capelas da cidade para que os seus órgãos de tubos possam integrar a candidatura conjunta.

Na quinta-feira, numa publicação na sua página oficial, a Câmara do Porto anunciou que vai candidatar os órgãos de tubo das igrejas da cidade a Património Cultural da Humanidade da UNESCO.

“Trata-se de um conjunto de instrumentos, espalhados por diversos templos, de grande complexidade e de uma beleza artística musical e construtiva impressionante”, salientou a autarquia, dando como exemplo o órgão de tubos da igreja da Lapa.

“Depois de meio ano de trabalhos de reabilitação, os sons do órgão voltaram a ouvir-se, atraindo população local e turistas, que visitam o local emblemático da cidade”, acrescentou.

Com um total de 4 mil e 307 tubos e um carrilhão de 42 sinos, o órgão de tubos da igreja da Lapa integra uma rede de instrumentos musicais da cidade, como os órgãos da Sé, Clérigos, Trindade, São João das Taipas, Santo Ildefonso, entre outros.

+ notícias: Porto

Porto conta com '11 inicial' de candidatos à sucessão de Rui Moreira

O Porto tem, para já, um '11 inicial' de candidatos às eleições autárquicas de 12 de outubro, três dos quais independentes, num sufrágio que revelará quem sucederá ao independente Rui Moreira, que fecha o ciclo iniciado em 2013.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.