Porto vai candidatar órgãos de tubos a Património Cultural da Humanidade
Porto Canal/Agências
A Câmara Municipal do Porto vai candidatar todos os órgãos de tubos das igrejas da cidade a Património Cultural da Humanidade da UNESCO, integrando já a lista igrejas como a dos Clérigos, Lapa, Carmelitas, Taipas, São Nicolau e Vitória.
A Câmara do Porto esclareceu esta sexta-feira que a lista integra já os órgãos de tubos de igrejas como a Igreja Privativa e Capela de Nossa Senhora da Esperança, da Santa Casa da Misericórdia, a Igreja dos Clérigos, Lapa, Carmelitas, Santa Clara, Santo Ildefonso, São João Novo, Taipas, Vitória, São Nicolau, Miragaia e Capela das Almas.
Segundo a autarquia, o Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural está em conversações com outras igrejas e capelas da cidade para que os seus órgãos de tubos possam integrar a candidatura conjunta.
Na quinta-feira, numa publicação na sua página oficial, a Câmara do Porto anunciou que vai candidatar os órgãos de tubo das igrejas da cidade a Património Cultural da Humanidade da UNESCO.
“Trata-se de um conjunto de instrumentos, espalhados por diversos templos, de grande complexidade e de uma beleza artística musical e construtiva impressionante”, salientou a autarquia, dando como exemplo o órgão de tubos da igreja da Lapa.
“Depois de meio ano de trabalhos de reabilitação, os sons do órgão voltaram a ouvir-se, atraindo população local e turistas, que visitam o local emblemático da cidade”, acrescentou.
Com um total de 4 mil e 307 tubos e um carrilhão de 42 sinos, o órgão de tubos da igreja da Lapa integra uma rede de instrumentos musicais da cidade, como os órgãos da Sé, Clérigos, Trindade, São João das Taipas, Santo Ildefonso, entre outros.