Porto vai candidatar órgãos de tubos a Património Cultural da Humanidade

Porto vai candidatar órgãos de tubos a Património Cultural da Humanidade
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal do Porto vai candidatar todos os órgãos de tubos das igrejas da cidade a Património Cultural da Humanidade da UNESCO, integrando já a lista igrejas como a dos Clérigos, Lapa, Carmelitas, Taipas, São Nicolau e Vitória.

A Câmara do Porto esclareceu esta sexta-feira que a lista integra já os órgãos de tubos de igrejas como a Igreja Privativa e Capela de Nossa Senhora da Esperança, da Santa Casa da Misericórdia, a Igreja dos Clérigos, Lapa, Carmelitas, Santa Clara, Santo Ildefonso, São João Novo, Taipas, Vitória, São Nicolau, Miragaia e Capela das Almas.

Segundo a autarquia, o Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural está em conversações com outras igrejas e capelas da cidade para que os seus órgãos de tubos possam integrar a candidatura conjunta.

Na quinta-feira, numa publicação na sua página oficial, a Câmara do Porto anunciou que vai candidatar os órgãos de tubo das igrejas da cidade a Património Cultural da Humanidade da UNESCO.

“Trata-se de um conjunto de instrumentos, espalhados por diversos templos, de grande complexidade e de uma beleza artística musical e construtiva impressionante”, salientou a autarquia, dando como exemplo o órgão de tubos da igreja da Lapa.

“Depois de meio ano de trabalhos de reabilitação, os sons do órgão voltaram a ouvir-se, atraindo população local e turistas, que visitam o local emblemático da cidade”, acrescentou.

Com um total de 4 mil e 307 tubos e um carrilhão de 42 sinos, o órgão de tubos da igreja da Lapa integra uma rede de instrumentos musicais da cidade, como os órgãos da Sé, Clérigos, Trindade, São João das Taipas, Santo Ildefonso, entre outros.

+ notícias: Porto

Porto eleito Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana

A cidade do Porto foi distinguida como o Melhor Destino Europeu para Escapadela Urbana nos World Travel Awards, cuja cerimónia de entrega de prémios decorreu na sexta-feira em Batumi, na Geórgia.

Milhares de manifestantes enchem rua de Santa Catarina no Porto pelo direito à habitação

Pelo menos oito mil pessoas ocuparam este sábado toda a extensão da rua de Santa Catarina, no Porto, desde a Praça da Batalha até à Rua de Fernandes Tomás, manifestando-se pelo direito à habitação enquanto os turistas observavam a marcha.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.