Porto vai candidatar órgãos de tubos a Património Cultural da Humanidade

Porto vai candidatar órgãos de tubos a Património Cultural da Humanidade
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara Municipal do Porto vai candidatar todos os órgãos de tubos das igrejas da cidade a Património Cultural da Humanidade da UNESCO, integrando já a lista igrejas como a dos Clérigos, Lapa, Carmelitas, Taipas, São Nicolau e Vitória.

A Câmara do Porto esclareceu esta sexta-feira que a lista integra já os órgãos de tubos de igrejas como a Igreja Privativa e Capela de Nossa Senhora da Esperança, da Santa Casa da Misericórdia, a Igreja dos Clérigos, Lapa, Carmelitas, Santa Clara, Santo Ildefonso, São João Novo, Taipas, Vitória, São Nicolau, Miragaia e Capela das Almas.

Segundo a autarquia, o Departamento Municipal de Gestão do Património Cultural está em conversações com outras igrejas e capelas da cidade para que os seus órgãos de tubos possam integrar a candidatura conjunta.

Na quinta-feira, numa publicação na sua página oficial, a Câmara do Porto anunciou que vai candidatar os órgãos de tubo das igrejas da cidade a Património Cultural da Humanidade da UNESCO.

“Trata-se de um conjunto de instrumentos, espalhados por diversos templos, de grande complexidade e de uma beleza artística musical e construtiva impressionante”, salientou a autarquia, dando como exemplo o órgão de tubos da igreja da Lapa.

“Depois de meio ano de trabalhos de reabilitação, os sons do órgão voltaram a ouvir-se, atraindo população local e turistas, que visitam o local emblemático da cidade”, acrescentou.

Com um total de 4 mil e 307 tubos e um carrilhão de 42 sinos, o órgão de tubos da igreja da Lapa integra uma rede de instrumentos musicais da cidade, como os órgãos da Sé, Clérigos, Trindade, São João das Taipas, Santo Ildefonso, entre outros.

+ notícias: Porto

Andante regista mais de meio milhão de carregamentos por telemóvel em menos de um ano

Desde que passou a ser possível carregar o Andante por telemóvel, em abril de 2024, já foram realizados mais de 560 mil carregamentos. Os passes mensais são a tendência e representam a maior fatia dos processamentos. Mas a validação dos títulos também por telemóvel, um dos maiores pedidos por parte dos passageiros, parece que ainda vai ter de esperar.

Moreira espera que próximos autarcas enfrentem "problema da habitação de frente"

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, disse esta segunda-feira esperar que a próxima geração de autarcas resolva o problema da habitação em Portugal, reconhecendo que atualmente a oferta de mercado é assaz "inalcançável" para muitas pessoas.

Antigo vice de Gaia diz que não participou em “nenhum pacto corruptivo”

O antigo vice-presidente da Câmara de Vila Nova de Gaia Patrocínio Azevedo disse esta segunda-feira que não participou “em nenhum pacto corruptivo”, sublinhando que “todos os investimentos” no concelho passaram por si e pelo presidente, Eduardo Vitor Rodrigues.