Garantia de emprego não é determinante para jovens na escolha de curso superior
Porto Canal
Quando os jovens portugueses escolhem um curso superior, a garantia de emprego não é o mais importante para os jovens. A conclusão surge na sequência da análise dos dados revelados pelo Portal Infocursos, revelados esta sexta -feira pelo jornal Público.
Perto da data de arranque do concurso nacional de acesso ao ensino superior, os dados sugerem que os indicadores de desemprego não são determinantes para os jovens, no momento de escolher o futuro profissional. Os números mostram que as licenciaturas com as mais altas taxas de desemprego estão cheias, mas as opções dos alunos não estão totalmente desfasadas da realidade do mercado.
Segundo avança o jornal Público, na hora de escolher um curso, os jovens “continuam a usar o argumento da empregabilidade” na altura de escolher se devem ou não ir para o ensino superior, mas o mesmo não acontece no momento de escolher a formação superior a que vão candidatar-se. Nessa altura, “pesam mais outros factores”, como a vocação, o interesse pessoal ou a influência da família.