Sete ilhas dos Açores em alerta por causa da chuva até quarta-feira à tarde

| País
Porto Canal / Agências

Ponta Delgada, 29 jul (Lusa) - A Proteção Civil dos Açores e o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alertaram hoje para as previsões de "chuva forte" em sete ilhas do arquipélago, até quarta-feira à tarde.

Segundo o IPMA, "as condições favoráveis à ocorrência de chuva forte que têm afetado o grupo central" nos últimos dias "vão estender-se às ilhas do grupo oriental, prevendo-se precipitação pontualmente forte, em especial nas ilhas Terceira, São Miguel e Santa Maria".

Por causa destas previsões, as ilhas do grupo central (Pico, Faial, São Jorge, Graciosa e Terceira) ficam sob aviso amarelo, o segundo menos grave numa escala de quatro, até às 15:00 de quarta-feira.

São Miguel e Santa Maria (grupo oriental) ficam sob o mesmo aviso entre as 15:00 de hoje e as 18:00 de quarta-feira.

O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores emitiu um alerta por causa destas previsões em que recomenda "comportamentos adequados" à população, como "manter limpos os sistemas de drenagem" e "uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo cuidado com a possível formação de lençóis de água nas vias".

MP // JLG

Lusa/Fim

+ notícias: País

Reduzir a imigração significa a destruição da economia, defende especialista em migrações

O geógrafo e sociólogo holandês Hein de Haas considera que os imigrantes não roubam empregos nem baixam os salários e que se os países quiserem ter menos estrangeiros podem fazê-lo, destruindo a sua economia.

Semana do Bem-Estar Digital arranca este domingo para alertar para os perigos da net e redes sociais

Uma conferência internacional sobre a prevenção e combate à violência sexual ‘online’ contra crianças e jovens e o uso excessivo e problemático de ecrãs é o ponto alto da Semana do Bem-Estar Digital, que arranca este domingo.

Já foram reabertos todos os troços do maciço central da Serra da Estrela

O acesso ao maciço central da Serra da Estrela voltou este domingo a estar transitável por todas as suas artérias, disse à agência Lusa fonte da Proteção Civil.