Risco máximo de incêndio em 11 concelhos

| País
Porto Canal / Agências

Lisboa, 29 jul (Lusa) -- Onze concelhos dos distritos de Castelo Branco, Santarém, Guarda e Viseu apresentam hoje risco máximo de incêndio, informou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) na sua página na internet.

De acordo com o IPMA, em risco máximo de incêndio estão os concelhos de Oleiros (Castelo Branco), Mação (Santarém), Sabugal, Guarda, Celorico da Beira, Gouveia, Fornos de Algodres, Aguiar da Beira e Trancoso (Guarda), Sernancelhe e Moimenta da Beira (Viseu)

O IPMA colocou também vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Setúbal, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Viseu, Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Vila Real e Bragança em risco muito elevado de incêndio.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, variando entre reduzido e máximo.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 de cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) registou na segunda-feira 45 incêndios, que foram combatidos por 912 bombeiros, com o apoio de 233 veículos.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral a sul do cabo Mondego até meio da manhã, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando do quadrante oeste na região Sul, e moderado no litoral oeste, em especial a norte do Cabo Raso.

Nas terras altas das regiões norte e centro, o vento soprará, segundo o IPMA, moderado a forte de nordeste até ao final da manhã e a partir do final da tarde.

A previsão aponta ainda para neblina ou nevoeiro matinal na região sul e pequena subida da temperatura máxima nas regiões do litoral oeste, em especial no litoral centro.

Quanto às temperaturas, em Lisboa e em Braga prevê-se uma máxima de 31 graus Celsius, em Évora, Beja, Castelo Branco e Portalegre 34, Leiria e Vila Real 30, Coimbra 32, Porto, Viana do Castelo, Bragança e Viseu 29, Faro, Angra do Heroísmo e Santa Cruz das Flores 24, Ponta Delgada 25 e Funchal 26.

DD // PMC

Lusa/Fim

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.