Padre Jorge Duarte diz que nomeação de D. Américo Aguiar a cardeal é “reconhecimento das suas qualidades”
Porto Canal
O padre Jorge Duarte, diretor do Gabinete de Comunicação da Diocese do Porto, vê “com muita alegria” a nomeação de D. Américo Aguiar.
O também diretor do Secretariado Diocesano das Comunicações Sociais mostra-se “muito feliz” com aquele que é “o reconhecimento das suas [Américo Aguiar] qualidades”.
Amigo de longa data do futuro cardeal, o padre Jorge Duarte, lembrou a passagem pelo seminário de Américo Aguiar. Nessa recordação viajou ao ano de 1879 para lembrar Américo Ferreira dos Santos Silva, natural do Porto, ano em que foi nomeado cardeal. “Chamava-se cardeal Américo, que foi bispo do Porto nessa altura. Como ele é Américo, então na brincadeira, no seminário, os alunos e penso que foi o reitor da altura o tratava por cardeal Américo”, disse ao Porto Canal.
O Papa Francisco anunciou este domingo, após a recitação da oração do Angelus, um consistório em 30 de setembro, véspera do início da próxima Assembleia Sinodal, para a criação de 21 novos cardeais, incluindo o bispo Américo Aguiar, o único português do grupo.