“Mariana Mortágua mentiu com todos os dentes”, acusa Rui Moreira sobre marcha LGBTI+

| Porto
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusou Mariana Mortágua de mentir, relativamente à polémica com a localização da marcha do orgulho LGBTI+, no Porto.

“Mariana Mortágua mentiu com todos os dentes”, disse o edil em declarações aos jornalistas em relação à Marcha do Orgulho LGBTI+. Moreira defende que “não houve nenhuma interferência” da autarquia em relação à realização da marcha acrescentando que “a Câmara do Porto sempre disse que ela podia ser feita onde os organizadores fizessem e quisessem”.

O presidente da Câmara acusa ainda o Bloco de Esquerda (BE) de aproveitamento político. “É uma tentativa de apropriação do Bloco de Esquerda, como de costume, das causas. O Bloco de Esquerda não consegue sair da cepa torta, não consegue falar aos movimentos populares e aquilo que tenta é aprisionar e aproveitar-se de movimentos legítimos e preocupações legítimas”, disse.

O autarca da cidade acusou ainda a coordenadora do Bloco de Esquerda de desconhecer a cidade ao, referindo que o Parque do Covêlo se situa no centro da cidade, “dentro dos limites da VCI, portanto é claramente no centro do Porto”.

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou que Rui Moreira, "quis boicotar" o dia da Marcha do Orgulho LGBTI+ da cidade, que se realiza esta tarde no centro, rumo à Cordoaria.

A coordenadora do BE falava no arranque da marcha, que se iniciou na Praça da República, com milhares de pessoas no Jardim de Teófilo Braga.

+ notícias: Porto

Câmara do Porto vota redução de 0,5% no IRS e manutenção do IMI para 2026

O executivo da Câmara do Porto vai votar, na quarta-feira, a redução do IRS arrecadado pelo município, passando da taxa de 3% para 2,5% em 2026, e manter em 0,324% do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI).

Pedro Duarte entrega Chaves da Cidade do Porto a Presidente de Moçambique

O presidente da Câmara do Porto, Pedro Duarte, entregou, esta terça-feira, as Chaves da Cidade ao Presidente da República de Moçambique, Daniel Chapo, salientando que a atual estabilidade política portuguesa é propícia ao fortalecimento da cooperação entre os dois países.

Avião declara emergência após tentar aterrar no Porto

Um avião da Easyjet com destino ao Porto declarou emergência depois de duas tentativas de aterrar no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.