“Mariana Mortágua mentiu com todos os dentes”, acusa Rui Moreira sobre marcha LGBTI+

| Porto
Porto Canal

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acusou Mariana Mortágua de mentir, relativamente à polémica com a localização da marcha do orgulho LGBTI+, no Porto.

“Mariana Mortágua mentiu com todos os dentes”, disse o edil em declarações aos jornalistas em relação à Marcha do Orgulho LGBTI+. Moreira defende que “não houve nenhuma interferência” da autarquia em relação à realização da marcha acrescentando que “a Câmara do Porto sempre disse que ela podia ser feita onde os organizadores fizessem e quisessem”.

O presidente da Câmara acusa ainda o Bloco de Esquerda (BE) de aproveitamento político. “É uma tentativa de apropriação do Bloco de Esquerda, como de costume, das causas. O Bloco de Esquerda não consegue sair da cepa torta, não consegue falar aos movimentos populares e aquilo que tenta é aprisionar e aproveitar-se de movimentos legítimos e preocupações legítimas”, disse.

O autarca da cidade acusou ainda a coordenadora do Bloco de Esquerda de desconhecer a cidade ao, referindo que o Parque do Covêlo se situa no centro da cidade, “dentro dos limites da VCI, portanto é claramente no centro do Porto”.

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, considerou que Rui Moreira, "quis boicotar" o dia da Marcha do Orgulho LGBTI+ da cidade, que se realiza esta tarde no centro, rumo à Cordoaria.

A coordenadora do BE falava no arranque da marcha, que se iniciou na Praça da República, com milhares de pessoas no Jardim de Teófilo Braga.

+ notícias: Porto

Mais um avanço da Linha Rubi. Metro fecha outro parque de estacionamento e prepara alternativa

Devido às obras da Linha Rubi, o parque de estacionamento da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto vai deixar de estar disponível a partir do próximo domingo, dia 7 de julho. A informação partiu da Metro do Porto, que informou que está a preparar um parque de estacionamento alternativa, a sul da Faculdade de Letras.

Homem detido por traficar droga em bairros do Porto 

Um homem de 35 anos foi detido na noite desta terça-feira na Maia com cerca de 48 quilos de haxixe, quantidade correspondente a mais de 240.000 doses diárias, adiantou a Polícia Judiciária (PJ) em comunicado enviado às redações.

Suspeito de violência doméstica sobre companheira e filhos começa a ser julgado no Porto

O Tribunal de São João Novo começou esta quarta-feira a julgar um homem de 35 anos acusado de violência doméstica sobre a agora ex-companheira e os dois filhos menores do casal, sendo que o arguido confessou “algumas partes” da acusação.