Novas tabelas de retenção vão dar mais dinheiro aos pensionistas e trabalhadores por conta de outrem 

Novas tabelas de retenção vão dar mais dinheiro aos pensionistas e trabalhadores por conta de outrem 
| Economia
Porto Canal

No próximo mês de julho todos os colaboradores por conta de outrem e pensionistas vão receber mais dinheiro, por causa da entrada em vigor do novo modelo de retenção na fonte.

“Trata-se da mudança do sistema de escalões, que vigorava até agora, para um modelo de retenção do rendimento”, revelou ao Correio da Manhã o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais.

Nuno Félix explicou à mesma fonte que “até agora, o aumento de um euro no rendimento bruto podia fazer com que o contribuinte passasse de escalarão e levasse para casa menos do que aquilo que já recebia antes de ser aumentado”.

O governante garante ao CM que “ao aumento do rendimento bruto corresponderá sempre o aumento do rendimento líquido”.

Segundo Nuno Félix, “haverá menos reembolsos, porque haverá uma aproximação do imposto devido ao imposto retido”.

As novas tabelas de retenção foram divulgadas em dezembro de 2022, na apresentação do Orçamento de Estado. “O Governo avisou com bastante antecedência os agentes económicos para se prepararem para a aplicação em 2023 destas duas tabelas”, salientou o secretário de estado ao CM.

Todavia, é de referir que o Governo pretende que já em 2024 seja aplicada só uma tabela ao longo de todo o ano fiscal.

 

+ notícias: Economia

Bruxelas elogia cortes "permanentes de despesa" anunciados pelo Governo

A Comissão Europeia saudou hoje o facto de as medidas anunciadas pelo primeiro-ministro se basearem em "reduções permanentes de despesa" e destacou a importância de existir um "forte compromisso" do Governo na concretização do programa de ajustamento.

Bruxelas promete trabalhar "intensamente" para conluir 7.ª avaliação

Bruxelas, 06 mai (Lusa) -- A Comissão Europeia está empenhada em trabalhar "intensamente" para terminar a sétima avaliação à aplicação do programa de resgate português antes das reuniões do Eurogrupo e do Ecofin da próxima semana, mas não se compromete com uma data.

Euribor sobe a três meses e mantém-se no prazo de seis meses

Lisboa, 06 mai (Lusa) -- A Euribor subiu hoje a três meses, manteve-se inalterada a seis meses e desceu a nove e 12 meses, face aos valores fixados na sexta-feira.