Éolicas de Leixões vão ficar a 38 quilómetros da costa

Éolicas de Leixões vão ficar a 38 quilómetros da costa
| Norte
Porto Canal

O parque éolico de Leixões vai ficar a cerca de 38 quilómetros da orla costeira, de forma a garantir um menor impacto na costa de Gaia, Porto e Matosinhos. 

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, que avança que está concluída a primeira reformulação ao projeto de construção das duas plataformas. 

Inicialmente estava previsto que o equipamento ficasse a apenas 3km da costa. 

Segundo o Jornal de Notícias, Carlos Moura representou a Área Metropolitana do Porto numa reunião da Comissão de acompanhamento da Direção-Geral de Política do Mar, realizada esta quarta-feira e revelou depois a novidade na sessão de executivo. 

Para o autarca, esta é uma alteração "muito positiva face aos impactos que já tinham sido detalhados". 

+ notícias: Norte

Construção do maior parque eólico vai nascer no Norte em 2025

A Iberdrola vai avançar em 2025 com a construção de um parque eólico com 38 aerogeradores, nos distritos de Vila Real e Braga, após a obtenção da licença de produção pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG).

Sérgio Rebelo é o vencedor do Prémio de Arquitetura do Douro

Sérgio Rebelo é o vencedor desta edição do Prémio de Arquitetura do Douro com o projeto Quinta do Adorigo, no concelho de Tabuaço, distrito de Viseu.

Comunidade Intermunicipal do Ave aprova orçamento de quase 27,5 milhões de euros para 2025

A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Ave anunciou a aprovação, este sábado em Guimarães, por unanimidade, o Plano e Orçamento para 2025, no valor de quase 27,5 milhões de euros, um aumento de 4,49% em relação a 2024.