Éolicas de Leixões vão ficar a 38 quilómetros da costa

Éolicas de Leixões vão ficar a 38 quilómetros da costa
| Norte
Porto Canal

O parque éolico de Leixões vai ficar a cerca de 38 quilómetros da orla costeira, de forma a garantir um menor impacto na costa de Gaia, Porto e Matosinhos. 

O anúncio foi feito esta quarta-feira pelo vice-presidente da Câmara Municipal de Matosinhos, que avança que está concluída a primeira reformulação ao projeto de construção das duas plataformas. 

Inicialmente estava previsto que o equipamento ficasse a apenas 3km da costa. 

Segundo o Jornal de Notícias, Carlos Moura representou a Área Metropolitana do Porto numa reunião da Comissão de acompanhamento da Direção-Geral de Política do Mar, realizada esta quarta-feira e revelou depois a novidade na sessão de executivo. 

Para o autarca, esta é uma alteração "muito positiva face aos impactos que já tinham sido detalhados". 

+ notícias: Norte

Yazaki Saltano avança com despedimento coletivo de 163 trabalhadores em Ovar

A Yazaki Saltano vai despedir 163 trabalhadores na fábrica de Ovar, após ter dispensado mais de 300 em meados de 2025, tendo comunicado a decisão aos visados na quinta-feira, com efeitos imediatos, disse esta sexta-feira à Lusa fonte sindical.

Nelson Pereira vai liderar Unidade Local de Saúde de Matosinhos

Médico do Hospital de São João é o escolhido pelo Governo para presidente do Conselho de Administração da ULS de Matosinhos. 

Museu Marítimo de Ílhavo conta atingir 1,5 milhões de visitantes este ano

O Museu Marítimo de Ílhavo (MMI) deverá atingir 1,5 milhões de visitantes em 2026, ano em que celebra 25 anos de renovação temática focada na pesca do bacalhau, revelou esta sexta-feira fonte municipal.