Duplicação da Linha do Norte junto a Coimbra deverá afetar 35 habitações

Duplicação da Linha do Norte junto a Coimbra deverá afetar 35 habitações
| País
Porto Canal/Agências

A duplicação da Linha do Norte entre Taveiro e Coimbra, no âmbito do projeto da linha de alta velocidade Porto-Lisboa, vai afetar 35 habitações, concluiu o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) divulgado esta segunda-feira.

Trinta e cinco casas, 37 anexos e 18 telheiros, entre Taveiro e Adémia, no concelho de Coimbra, serão afetados pelo projeto da linha de alta velocidade, revela o resumo não técnico do EIA do troço entre Oiã (Oliveira do Bairro) e Soure, colocado esta segunda-feira em consulta pública na plataforma digital participa.pt até 31 de julho.

As casas serão afetadas pela duplicação da Linha do Norte na entrada e saída de Coimbra, prevista no âmbito da linha de alta velocidade que vai ligar Porto a Lisboa.

No estudo encomendado pela Infraestruturas de Portugal (IP) realça-se que este alargamento da linha de duas para quatro vias seria a “única hipótese” para assegurar o serviço da alta velocidade na estação de Coimbra-B.

A zona mais afetada será entre a localidade de Espanadeira e Bencanta, com um total de 11 habitações.

De acordo com o documento consultado pela agência Lusa, o troço entre Oiã e Soure prevê a construção de várias pontes, viadutos e túneis, nomeadamente uma nova ponte ferroviária sobre o Mondego, em Coimbra, com uma extensão de 475 metros.

A ponte irá passar por cima da estrada nacional 111-1 e vai atravessar o extremo nascente da Mata Nacional do Choupal, desenvolvendo-se a jusante e de forma paralela à atual ponte ferroviária existente.

O alargamento da linha “será feito para ambos os lados da Linha do Norte, em função da ocupação urbana, visando sempre minimizar a afetação de habitações, e contempla diversos muros para proteção do edificado, assim como vários caminhos laterais para restabelecer vias interrompidas”.

A estação de Coimbra-B será ampliada, passando a ter quatro plataformas de passageiros.

Neste caso, está a ser desenvolvido um plano de pormenor para melhorar as “questões urbanísticas e infraestruturais” daquela zona.

O estudo dá também conta de outro tipo de impactos ao longo do troço entre Oiã e Soure, nomeadamente afetação de pedreiras e áreas concessionadas, infraestruturas de abastecimento de água, gás e linhas elétricas e algumas atividades económicas.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.