Câmara de Miranda do Douro continua à espera que fisco cobre IMI às duas barragens do concelho

D.R.
| Norte
Porto Canal

A Câmara Municipal de Mirando do Douro continua à espera que o fisco cobre o Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) duas centrais hídricas do concelho e que entregue a receita à autarquia.

As centrais de Miranda e Picote são duas das seis barragens que a EDP vendeu por 220 milhões de euros ao consórcio francês liderado pela elétrica Engie. Há quatro meses o Governo deu ordem ao fisco para sobrar IMI sobre centrais elétricas, mas até agora ainda nada foi cobrado, segundo o jornal Público deste sábado.

“Como o direito de liquidar os impostos caduca ao fim de quatro anos, ainda é possível ao Estado recuperar o IMI de 2019. Para isso, é preciso que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) aja até 31 de dezembro deste ano, no limite desse período”, explica o diário, que adianta ainda que “como 2023 caminha para a segunda metade sem que a AT tenha concretizado a cobrança (até agora nada comunicou à autarquia), a câmara mirandense insistiu esta semana junto da AT para que os serviços avancem com a avaliação dos centros electroprodutores”.

+ notícias: Norte

Primeiro satélite da Universidade do Minho lançado hoje para o espaço

A Escola de Engenharia da Universidade do Minho vai lançar o seu satélite PROMETHEUS - 1, esta terça-feira, do porto espacial Vanderberg, na Califórnia, nos Estados Unidos da América, a partir de um foguetão Falcon 9 da SpaceX. O lançamento está agendado para às 18h50.

Homem de 59 anos morre atropelado em Guimarães

Um homem de 59 anos morreu esta terça-feira atropelado por uma viatura em Briteiros Santo Estêvão, concelho de Guimarães, distrito de Braga, adiantou à Lusa fonte da Proteção Civil.

Retomada circulação ferroviária na Linha do Norte após atropelamento mortal em Ovar

A circulação ferroviária na Linha do Norte foi retomada esta terça-feira às 21h42, depois de ter estado cortada devido ao atropelamento mortal de um homem por um comboio em Ovar, no distrito de Aveiro, segundo a Infraestruturas de Portugal.