SNS quer alargar baixas para doentes com cancro para três meses

SNS quer alargar baixas para doentes com cancro para três meses
| País
Porto Canal

A Direção Executiva do SNS, presidida por Fernando Araújo, está a preparar uma medida que permite às baixas médicas dos doentes de cancro que se perlonguem de um para três meses. Posto isto, o objetivo desta mudança seria a desburocratização dos cuidados de saúde primários. No entanto, a medida foi chumbada, esta quarta-feira, no Parlamento.

Fernando Araújo afirma, ao Jornal de Notícias que, após a redução das baixas de três dias em vigor desde 1 de maio, avançará a possibilidade de os hospitais públicos e privados emitirem certificados de incapacidade temporária para o trabalho. Este documento encontra-se, neste momento, em circuito legislativo.

O diretor executivo afirma, numa entrevista ao “Expresso”, que lamenta que o Partido Socialista (PS) tenha chumbado a medida, na Assembleia da República.

Neste momento, os doentes de cancro, depois do primeiro mês de baixa e, mesmo sabendo que não estarão capazes de ir para o trabalho, são obrigados a se dirigir a um médico, de modo a prolongar o seu tempo de baixa.

Sendo assim, o objetivo desta medida é evitar essa deslocação e, deste modo, através dos três meses (tempo mínimo) que tem de baixa, é poupado o trabalho dos profissionais de saúde e, consequentemente, as suas agendas clínicas são alargadas.

Ao Jornal de Notícias, o Núcleo Regional do Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro afirmou que concorda com esta medida.

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.