Indemnizações a vendedoras do Mercado da Sé no Porto pagas até ao final do mês

Foto: André Arantes|Porto Canal
| Porto
Porto Canal/Agências

As indemnizações às vendedoras do Mercado de S. Sebastião, no Porto, vão ser pagas até ao final deste mês e só depois o município vai ver “o que fazer com aquele espaço” na zona da Sé, foi esta segunda-feira revelado.

"O mercado passou para a posse do município em novembro de 2022, desde essa altura dissemos que só iríamos fechar o mercado após tratarmos das indemnizações de todas as vendedoras", afirmou o vereador com o pelouro da Economia da Câmara do Porto, Ricardo Valente.

Questionado pela vereadora da CDU, Ilda Figueiredo, sobre o destino a dar aquele espaço e sobre o futuro das vendedoras que ainda lá trabalham, Ricardo Valente afirmou que as vendedoras "já estão a ser contactadas e já enviaram toda a documentação do ponto de vista fiscal”.

"Vamos até ao final deste mês encerrar este processo de indemnização das vendedoras, seguindo o mesmo princípio do Mercado do Bolhão (…), e a partir daí vamos ver o que fazer naquele espaço", acrescentou.

Em 26 de setembro de 2022, o executivo municipal aprovou por unanimidade a revogação por mútuo acordo do contrato celebrado com a junta do centro histórico relativo à gestão do Mercado de S. Sebastião, cuja reabilitação acabou por não se concretizar.

À época, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, adiantou aos jornalistas que as obras de reabilitação do espaço não iriam "para já" avançar. Numa carta enviada em 20 de junho de 2022 ao atual presidente da União de Freguesias do Centro Histórico, Rui Moreira dizia que ia propor o incumprimento do contrato e exigir a devolução das quantias recebidas por o equipamento não ter sido reabilitado.

À Agência Lusa, o presidente da União de Freguesias do Centro Histórico do Porto, Nuno Cruz, considerou, a 19 de julho, legítima a intenção da autarquia de reaver as quantias referentes à reabilitação do Mercado de São Sebastião, acrescentando que, se a intenção fosse formalizada, pretendia negociá-la.

Celebrado em 17 de setembro de 2019, o contrato interadministrativo, que decorreu do processo de orçamento colaborativo, consistiu na delegação de competências da gestão do equipamento localizado na zona da Sé para a realização das obras de reabilitação necessárias, tendo o município transferido 100 mil euros para o efeito.

+ notícias: Porto

Carlos Guimarães Pinto afasta candidatura à Câmara do Porto

“Pelo respeito que tenho pela cidade do Porto nunca me candidataria a um cargo desses, sabendo que não tenho o conhecimento necessário para o exercer bem”. Carlos Guimarães Pinto é peremptório a afastar os rumores que se intensificaram ao longo das últimas semanas e que o colocaram como o principal candidato da Iniciativa Liberal (IL) à Câmara Municipal do Porto nas autárquicas de 2025. O antigo líder dos liberais contou ao Porto Canal que apesar de adorar a cidade (onde se formou em Economia), um lugar à frente da autarquia portuense nunca esteve nos seus planos.

Acidente entre carro e composição de metro interrompe Linha Laranja no Porto

Um acidente entre um carro e uma composição de metro, em Campanhã, no Porto, interrompeu, esta segunda-feira à tarde, a circulação da linha Laranja em ambos os sentidos, entre as estações Nasoni e Contumil.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.