Câmara do Porto quer criar apartamentos acessíveis para estudantes no Morro da Sé

Câmara do Porto quer criar apartamentos acessíveis para estudantes no Morro da Sé
| Porto
Porto Canal/Agências

A Câmara do Porto quer transformar as 22 parcelas que dariam lugar a uma residência universitária no Morro da Sé, no centro histórico, em apartamentos de arrendamento acessível destinados a estudantes, revelou esta segunda-feira o vereador do Urbanismo.

Em declarações aos jornalistas, à margem da reunião do executivo, Pedro Baganha esclareceu que a dotação do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para a construção de habitação estudantil “não é suficiente” para a reabilitação das 22 parcelas.

"O apoio que o PRR iria dar não cobre nem de longe, nem de perto o investimento necessário", afirmou o vereador do Urbanismo, notando que os imóveis estão inseridos numa área classificada como Património da Humanidade e que a sua reabilitação "tem de ser feita tomando esses valores arquitetónicos".

De acordo com o vereador, o município pretende, no entanto, aproveitar a dotação financeira do PRR destinada a habitação acessível e submeter uma candidatura ao programa para transformar aquelas parcelas num conjunto de apartamentos para estudantes, num modelo de 'cohousing'.

"O objetivo já seria não ter uma só residência de estudantes, mas ter nas 22 propriedades um conjunto de apartamentos de 'cohousing'", referiu.

Questionado sobre o número de camas que o projeto de reabilitação proporcionará aos estudantes, Pedro Baganha esclareceu que o município ainda está a "estudar a forma de financiar" o projeto, mas que, com esta solução, deverão ser entre 90 e 100 camas, à semelhança do anterior projeto.

Já quanto ao investimento necessário para a reabilitação daqueles fogos, Baganha disse acreditar que o mesmo "nunca será inferior a 10 milhões de euros".

"É uma estimativa muito preliminar, ainda não há projetos. Estamos a fazer as contas e ver qual a melhor forma de financiar esta operação", acrescentou.

O anúncio da intenção do município transformar as 22 parcelas no Morro da Sé em apartamentos destinados a estudantes surgiu no decorrer da votação do apoio à Federação Académica do Porto (FAP) para as obras de requalificação necessárias à instalação da residência universitária na Rua da Bainharia, também no centro histórico.

Segundo a vereadora com o pelouro da Juventude, Catarina Araújo, o apoio de 75 mil euros permitirá à FAP "concluir os trabalhos a tempo da abertura da residência no próximo ano letivo".

O edifício, reabilitado pela Sociedade de Reabilitação Urbana (Porto Vivo, SRU) no âmbito do programa do Morro da Sé e que se previa que albergasse o centro social, vai ter 20 quartos e será gerido pela FAP.

+ notícias: Porto

Campo 24 de Agosto vai ganhar bacia de retenção para acabar com inundações frequentes

Quem mora na zona do Campo 24 de Agosto, no Porto, já se habituou a que “chuva” e “inundações” andem de mãos dadas. O incidente acontece mais vezes do que o desejado e o problema assenta na dimensão das estruturas de drenagem. Por isso, o município está a “desenvolver um projeto que visa aumentar a resiliência da bacia hidrográfica do Poço das Patas face aos efeitos das alterações climáticas”.

Obras do Metrobus provocam novos constrangimentos na Avenida da Boavista na próxima semana

A obra de construção do ‘metrobus’ no Porto vai obrigar a constrangimentos noturnos na Avenida da Boavista na próxima semana, para trabalhos de fresagem, pavimentação do piso e colocação de sinalização horizontal, foi esta quinta-feira anunciado.

Elevador da Lada no Porto reabre na próxima semana após reabilitação

O Elevador da Lada, no Porto, que liga a Ribeira à Sé, vai reabrir ao público na próxima segunda-feira, após ter sido alvo de uma "reabilitação estrutural completa", informou esta quinta-feira a STCP Serviços, gerente da infraestrutura.