Maioria de Portugal acredita que as restrições na venda do tabaco não vão diminuir o consumo

Maioria de Portugal acredita que as restrições na venda do tabaco não vão diminuir o consumo
| País
Porto Canal

Cerca de 60% dos portugueses acreditam que as medidas tomadas pelo Governo quanto ao consumo do tabaco não vão ter efeito na diminuição do consumo. A solução, para os inquiridos, passa pela prevenção, através de campanhas para os jovens e comunicação dos riscos.

Questionados pela sondagem da Aximage, para o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias e o TSF Rádio Notícias, a solução para diminuir o consumo de tabaco não é através da repressão, mas da prevenção.

Relembre-se que a proposta de lei que foi aprovada pelo Executivo, proíbe a venda de tabaco em máquinas automáticos e na maioria dos estabelecimentos em 2025, bem como alargar a proibição de fumar ao ar livre em espaços de acesso ao público.

68% das pessoas com 65 ou mais anos votou que o consumo de tabaco não vai diminuir ao passo que, nos jovens de 18 a 34, votou 51%. Esta crença também é partilhada 69% por pessoas do Norte, contra 46% do Sul e nas Ilhas. 74% das pessoas que fumam diariamente votaram no mesmo.

Quanto a medidas de prevenção, 26% dos inquiridos concordam que o caminho a tomar para reduzir o consumo do tabaco é com campanhas informativas dirigidas aos jovens.

Entre as várias opções de medidas de prevenção, segue-se a divulgação de informação sobre os riscos de saúde associados ao consumo de tabaco (25%), o apoio médico a quem quer deixar de fumar (22%) e 20% votou que outra medida importante é o fácil acesso a consultas de cessação tabágica.

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).