Governo ainda não recebeu as perguntas do PSD ao primeiro-ministro sobre o SIS

Governo ainda não recebeu as perguntas do PSD ao primeiro-ministro sobre o SIS
| Política
Porto Canal/Agências

O Governo ainda não recebeu formalmente as perguntas que o PSD dirigiu ao primeiro-ministro sobre a ação do SIS na recuperação de um computador levado do Ministério das Infraestruturas, disse esta quinta-feira à Lusa fonte do executivo socialista.

Segundo a mesma fonte, o gabinete de António Costa tomou conhecimento “pela imprensa” das perguntas formuladas pelo PSD sobre este caso que envolve os Serviços de Informações de Segurança (SIS).

“Mas há mais: o PSD divulgou publicamente as suas perguntas bem antes de as submeter formalmente à Assembleia da República. Pela nossa parte, as respostas do primeiro-ministro foram divulgadas pela mesma via e estão desde o início desta manhã publicadas no portal do Governo”, refere.

Horas antes, o líder parlamentar do PSD afirmou que as respostas do primeiro-ministro sobre o SIS ainda não tinham dado entrada na Assembleia da República, acusando António Costa de “desrespeito ao parlamento” e “atropelo às instituições”.

“É um desrespeito para a Assembleia da República que as eventuais respostas do senhor primeiro-ministro às perguntas que o PSD ontem [quarta-feira] colocou sobre a atuação do SIS no caso do portátil do adjunto do ministro das Infraestruturas ainda não tenham dado entrada no parlamento, mas desde as 06h30 da manhã já estejam na comunicação social”, criticou Joaquim Miranda Sarmento, em declarações aos jornalistas no final da reunião do grupo parlamentar.

O líder parlamentar social-democrata escusou-se a comentar o conteúdo das respostas divulgadas esta quinta-feira pela Lusa, “enquanto não forem oficiais”.

As respostas do primeiro-ministro, divulgadas pela Lusa, já foram, entretanto, publicadas no portal do Governo na Internet, mas no site do parlamento – no separador dedicado a “perguntas e requerimentos” – não consta nem a pergunta do PSD, anunciada na quarta-feira, nem a respetiva resposta.

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.