Norte e centro defendem abertura de candidaturas ao novo QCA no 4.º trimestre

| Política
Porto Canal / Agências

Aveiro, 23 jul (Lusa) - As três principais associações empresariais do norte e centro de Portugal reclamaram hoje a operacionalização urgente e a abertura das candidaturas ao novo Quadro Comunitário de Apoio (QCA) no quarto trimestre deste ano.

A ideia foi defendida num encontro entre o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Castro de Almeida, e a Associação Empresarial de Portugal (AEP), a Associação Industrial do Minho (AIMinho) e o Conselho Empresarial do Centro (CEC), que decorreu na passada terça-feira.

A reunião serviu para mostrar as preocupações destas três instituições no que diz respeito ao novo acordo de parceria relativamente às prioridades de financiamento com fundos estruturais europeus para o período 2014-2020.

Numa nota de imprensa divulgada hoje, a AEP, a AIMinho e o CEC consideram "fundamental" que a abertura das candidaturas ao novo QCA aconteça no 4.º trimestre deste ano.

Num momento decisivo para o País, em que os primeiros sinais de recuperação económica começam a aparecer, estas associações consideram que a aceleração da chegada dos fundos europeus à economia "é decisivo para a melhoria da competitividade das empresas portuguesas".

Na mesma nota, as associações referem que o secretário de Estado do Desenvolvimento Regional "mostrou uma enorme convicção" de que, no início do 4.º trimestre, as candidaturas estarão abertas para vários programas e que, até final do ano, existam movimentos financeiros resultantes do novo QCA.

Estas três instituições, que representam cerca de cem associações empresariais do norte e centro do país, mostraram ainda estar satisfeitas com o empenho do Governo no sentido de acelerar o acordo de parceria do programa Portugal 2020, que vai ser formalmente assinado ainda no corrente mês.

"Embora haja ainda muito trabalho a desenvolver, esta é uma excelente notícia para o país e para a economia em particular", salientam.

JYDN // JGJ

Lusa/Fim

+ notícias: Política

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.

Governo e PS reúnem-se em breve sobre medidas de crescimento económico

Lisboa, 06 mai (Lusa) - O porta-voz do PS afirmou hoje que haverá em breve uma reunião com o Governo sobre medidas para o crescimento, mas frisou desde já que os socialistas votarão contra o novo "imposto sobre os pensionistas".

Austeridade: programa de rescisões poderá conter medida inconstitucional - jurista

Redação, 06 mai (Lusa) - O especialista em direito laboral Tiago Cortes disse hoje à Lusa que a constitucionalidade da medida que prevê a proibição do trabalhador do Estado que rescinde por mútuo acordo voltar a trabalhar na função Pública poderá estar em causa.