FC Porto: Uma questão de Honra. Crónica de jogo 

FC Porto: Uma questão de Honra. Crónica de jogo 
| Desporto
Porto Canal

FC Porto venceu o Vitória SC na última jornada da Liga (3-0).

O FC Porto fez o que lhe competia - ganhar ao Vitória de Guimarães e tentar marcar o máximo de golos possível -, mas nem isso chegou para revalidar o título nacional conquistado com recorde pontual. No último jogo da época num Estádio do Dragão praticamente lotado, os portistas bateram os minhotos por 3-0, alcançaram os 85 pontos e somaram os últimos três com golos de Mehdi Taremi (melhor marcador do campeonato), Pepê e Evanilson.

Matheus Uribe e Evanilson renderam Marko Grujic e Toni Martínez no onze e os visitantes ficaram reduzidos a dez desde cedo. Händel entrou duríssimo sobre o colombiano e Artur Soares Dias nem sequer hesitou quanto à cor do cartão.

Em superioridade numérica, os azuis e brancos colocaram-se em vantagem numérica ainda antes da dezena de minutos através do suspeito do costume: Pepê arrancou a todo o gás pela esquerda e Mehdi Taremi só teve de encostar para o fundo das redes.

Evanilson esteve muito perto de seguir o exemplo do vizinho no ataque seguinte, Pepê viu o 2-0 ser-lhe anulado por posição irregular, mas o segundo viria mesmo a surgir quando Otávio teve tempo e espaço para colocar a bola rente ao poste mais distante.

A hora de Evanilson havia de chegar mais perto do intervalo com o alto patrocínio de Taremi, autor de um passe açucarado para o brasileiro picar o ponto. A contenda esteve perto de ganhar contornos de goleada no período de compensação, só que o iraniano acertou em Varela e o 3-0 manteve-se à ida para as cabines.

A contenda reatou como havia sido interrompida, com Taremi a errar o alvo em zona privilegiada antes de a partida perder fulgor. Em cima da hora de jogo Evanilson, Galeno e Pepe saíram para ceder a vaga a Toni Martínez, Veron e Rodrigo Conceição, Matheus Uribe desceu para o eixo da defesa e o quarto esteve perto de aparecer, todavia Bamba cortou em cima da linha um cabeceamento de Rodrigo em lance confuso.

Até ao derradeiro apito da Liga 2022/23, Franco ainda rendeu o recém-amarelado Otávio, Danny Namaso fez o mesmo a Wendell e os minhotos criaram a primeira chance digna desse nome na sequência de bola parada.

+ notícias: Desporto

Pinto da Costa diz que "o campeonato se decidiu em três sítios"

Jorge Nuno Pinto da Costa diz que há três jogos que definem o campeonato deste ano. O presidente do FC Porto falou esta segunda-feira ao Jornal 'O Jogo'.

Dick Jaspers quer FC Porto campeão europeu de bilhar

As rondas de qualificação da Taça da Europa de Clubes de Bilhar já começaram no Dragão Caixa mas o FC Porto só entra em prova na fase final da competição que começa no próximo sabádo. Até lá os dias são de preparação para Dick Jaspers, o jogador holandês do FC porto, que é o número 1 do ranking mundial, quer ajudar a equipa a vencer novamente o titulo europeu.

Jorge Nuno Pinto da Costa afirma que a criação do VAR "foi uma feliz iniciativa da Federação" mas que há pessoas "que só vêem para um lado"

Jorge Nuno Pinto da Costa, Presidente do FC Porto, comenta o momento atual da arbitragem e afirma que a Federação Portuguesa de Futebol criou o sistema do VAR com as melhores da intenções e "iria beneficiar a verdade dos resultados" mas que na prática "isso foi bom só para alguns".