Farmácias vão poder dispensar medicamentos a doentes oncológicos

| País
Porto Canal

As farmácias comunitárias vão passar a dispensar medicamentos a doentes oncológicos que até ao momento só poderiam ser levantados no hospital, facilitando dessa forma a vida a milhares de pessoas evitando muitas deslocações desnecessárias. A notícia avançada pelo Jornal de Notícias este sábado dá conta que a medida deverá ser implementada já no segundo semestre deste ano.

Para que esta dispensa seja concretizada, o JN refere que os profissionais das farmácias comunitárias vão poder fazer formação para acompanhar a inovação nesta área terapêutica.

Ao JN o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos adiantou que neste projeto de dispensa de medicamentos vão estar incluídos também a terapêutica do VIH e fármacos na área da reumatologia/doenças autoimunes.

O Ministério da Saúde divulgou ao JN que a implementação desta medida em todas as farmácias do país abrangerá “entre 150 e 200 mil pessoas”, ou seja, são milhares de pessoas que podem muito em breve colocar de parte deslocações mensais ao hospital e ver a sua vida facilitada.

 

+ notícias: País

28 ambulâncias do INEM pararam esta quinta-feira por falta de técnicos

O Sindicato dos Técnicos de Emergência Pré-hospitalar (STEPH) afirmou esta quinta-feira que 28 ambulâncias do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) estão hoje paradas por falta de técnicos.

Eurodreams. Já é conhecida a chave que vale 20 mil euros por mês durante 30 anos

Já foi revelada a chave do sorte de Eurodreams desta quinta-feira (033/2024). Em jogo está um primeiro prémio de 20 mil euros por mês durante 30 anos.

Pólen no ar vai dar tréguas durante os próximos dias

A concentração de pólens no ar deverá reduzir na próxima semana com níveis baixos ou moderados em todas as regiões de Portugal Continental e das Ilhas, informou esta quinta-feira a Sociedade Portuguesa de Alergologia e Imunologia Clínica (SPAIC).