Farmácias vão poder dispensar medicamentos a doentes oncológicos
Porto Canal
As farmácias comunitárias vão passar a dispensar medicamentos a doentes oncológicos que até ao momento só poderiam ser levantados no hospital, facilitando dessa forma a vida a milhares de pessoas evitando muitas deslocações desnecessárias. A notícia avançada pelo Jornal de Notícias este sábado dá conta que a medida deverá ser implementada já no segundo semestre deste ano.
Para que esta dispensa seja concretizada, o JN refere que os profissionais das farmácias comunitárias vão poder fazer formação para acompanhar a inovação nesta área terapêutica.
Ao JN o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos adiantou que neste projeto de dispensa de medicamentos vão estar incluídos também a terapêutica do VIH e fármacos na área da reumatologia/doenças autoimunes.
O Ministério da Saúde divulgou ao JN que a implementação desta medida em todas as farmácias do país abrangerá “entre 150 e 200 mil pessoas”, ou seja, são milhares de pessoas que podem muito em breve colocar de parte deslocações mensais ao hospital e ver a sua vida facilitada.