Farmácias vão poder dispensar medicamentos a doentes oncológicos

| País
Porto Canal

As farmácias comunitárias vão passar a dispensar medicamentos a doentes oncológicos que até ao momento só poderiam ser levantados no hospital, facilitando dessa forma a vida a milhares de pessoas evitando muitas deslocações desnecessárias. A notícia avançada pelo Jornal de Notícias este sábado dá conta que a medida deverá ser implementada já no segundo semestre deste ano.

Para que esta dispensa seja concretizada, o JN refere que os profissionais das farmácias comunitárias vão poder fazer formação para acompanhar a inovação nesta área terapêutica.

Ao JN o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos adiantou que neste projeto de dispensa de medicamentos vão estar incluídos também a terapêutica do VIH e fármacos na área da reumatologia/doenças autoimunes.

O Ministério da Saúde divulgou ao JN que a implementação desta medida em todas as farmácias do país abrangerá “entre 150 e 200 mil pessoas”, ou seja, são milhares de pessoas que podem muito em breve colocar de parte deslocações mensais ao hospital e ver a sua vida facilitada.

 

+ notícias: País

Aulas começam para 1,3 milhões de alunos mas "milhares" ainda não têm todos os professores

Cerca de 1,3 milhões de estudantes do 1.º ao 12.º anos começam, entre esta quinta-feira e a próxima segunda-feira, as aulas de mais um ano letivo em que “milhares de alunos” voltam a não ter todos os professores.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.