Levantamento de medicação hospitalar em farmácias avança em 2023

Levantamento de medicação hospitalar em farmácias avança em 2023
| País
Porto Canal/Agências

O ministro da Saúde garantiu esta quarta-feira que a medida “Entrega de Medicamentos em Proximidade”, que permitirá o levantamento de medicação hospitalar em farmácias à escolha de cerca de “150 a 200 mil pessoas” nessas condições, vai avançar ainda em 2023.

“Está previsto no Orçamento do Estado para 2023 criar um programa nacional, que funcionará com todos os hospitais públicos, em que será feita a entrega dos medicamentos em proximidade a todas as pessoas que recebem, mensalmente, medicamentos a partir dos hospitais públicos”, disse Manuel Pizarro.

O ministro falava em Faro durante numa visita às instalações locais do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), no âmbito da ação “Governo Mais Próximo”, que decorre esta quarta-feira e quinta-feira no distrito de Faro, com cerca de 60 iniciativas e a presença de vários membros do executivo.

Segundo Manuel Pizarro, estão em causa “entre 150 e 200 mil pessoas”, que todos os meses têm de se deslocar, “em alguns casos centenas de quilómetros”, para levantar a sua medicação, “normalmente para doenças oncológicas ou autoimunes”, que exigem acompanhamento no hospital e levantamento na farmácia hospitalar.

“Não há nenhuma razão para que isso seja assim”, frisou o governante.

Através deste programa, a implementar com a colaboração das farmácias, os doentes vão poder optar entre deslocar-se ao hospital para receber a medicação ou, “sempre que o desejarem e desde que o seu médico considere que isso é seguro”, levantá-la numa farmácia junto à sua residência.

“Este sistema vai estar montado em 2023, para todos os hospitais públicos, para todos os doentes que façam essa opção. Acho que é um belíssimo serviço que vamos prestar às pessoas, aliviando as muitas dificuldades que têm nessas deslocações, que são de todo em todo indesejáveis”, disse o ministro da Saúde.

Ainda no âmbito da ação “Governo mais Próximo”, que decorre esta quarta-feira e quinta-feira no distrito de Faro, entre outras iniciativas, o ministro da Saúde inaugura o serviço de teleconsultas entre o Hospital de Faro e o Estabelecimento Prisional de Faro e o Centro de Simulação Clínica Ualg Tech Health, da Faculdade de Medicina e Ciências Biomédicas da Universidade do Algarve.

+ notícias: País

Montenegro quer português como língua oficial da ONU até 2030

O primeiro-ministro, Luís Montenegro, quer que os países parceiros na CPLP alinhem posições para que o português seja reconhecido como língua oficial das Nações Unidas até 2030, considerando que "seria um justo reconhecimento".

Sindicato dos Profissionais de Polícia repudia comunicado do MAI sobre remunerações

O Sindicato dos Profissionais de Polícia (SPP/PSP) reiterou que não aceitará qualquer tentativa de induzir os cidadãos em erro, nem de discriminação dos polícias, numa reação ao comunicado emitido no sábado pelo Ministério da Administração Interna (MAI).

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".