Farmácias vão poder dispensar medicamentos a doentes oncológicos

| País
Porto Canal

As farmácias comunitárias vão passar a dispensar medicamentos a doentes oncológicos que até ao momento só poderiam ser levantados no hospital, facilitando dessa forma a vida a milhares de pessoas evitando muitas deslocações desnecessárias. A notícia avançada pelo Jornal de Notícias este sábado dá conta que a medida deverá ser implementada já no segundo semestre deste ano.

Para que esta dispensa seja concretizada, o JN refere que os profissionais das farmácias comunitárias vão poder fazer formação para acompanhar a inovação nesta área terapêutica.

Ao JN o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos adiantou que neste projeto de dispensa de medicamentos vão estar incluídos também a terapêutica do VIH e fármacos na área da reumatologia/doenças autoimunes.

O Ministério da Saúde divulgou ao JN que a implementação desta medida em todas as farmácias do país abrangerá “entre 150 e 200 mil pessoas”, ou seja, são milhares de pessoas que podem muito em breve colocar de parte deslocações mensais ao hospital e ver a sua vida facilitada.

 

+ notícias: País

Um terço dos portugueses até 49 anos não tem habitação estável

Cerca de 36% dos jovens e 33% dos adultos, entre os 35 e 49 anos, não têm habitação estável, avança o Jornal de Notícias este domingo de acordo com uma sondagem feita pela Aximage. Este cenário verifica-se porque a maioria dos inquiridos diz não ter condições para conseguir aceder ao crédito ou pagar os valores de renda que estão atualmente a ser praticados em Portugal.

Próxima semana traz nova atualização no preço dos combustíveis. Confira as previsões

A próxima semana traz uma nova atualização no preço dos combustíveis. As previsões apontam para a descida de um cêntimo no preço por litro do gasóleo e a subida de um cêntimo no preço por litro da gasolina, adiantou fonte do setor ao Notícias ao Minuto.

Eleições regionais da Madeira decorrem este domingo com mais de 253 mil eleitores inscritos

Mais de 253 mil eleitores são este domingo chamados a votar nas legislativas regionais da Madeira para escolher a nova composição do parlamento do arquipélago, com 13 candidaturas na corrida.