Salários nas CCDR podem ultrapassar os cinco mil euros

| País
Porto Canal

O Presidente da República promulgou o novo estatuto das Comissões de Coordenação e de Desenvolvimento Regional, mas deixou uma chamada de atenção para os salários que podem ser pagos aos dirigentes destes órgãos de gestão.

De acordo com a nota de Belém, num dos casos, o vencimento atinge o do primeiro-ministro, um ordenado superior a cinco mil euros e que poderá ultrapassar os oito mil, se incluídas as despesas de representação.

As restantes remunerações vão para além dos valores pagos aos ministros que tutelam as áreas cujas competências serão assumidas pelas CCDR. Ao Porto Canal, Rio Fernandes explica ainda assim que esta pode não conseguir atrair os melhores quadros.

“É interessante notar que este não é um salário que possa atrair muita gente, sobretudo os mais competentes, os mais capacitados, que muitas vezes não vêm nos cargos políticos ou na gestão de empresas públicas, ou institutos um lugar muito atrativo e isso é lamentável”, referiu o comentador do Porto Canal, Rio Fernandes.

Na mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa revela ainda dúvidas quanto às metas do processo de transferência de competências e quanto à sua articulação com o processo da descentralização.

+ notícias: País

Projeto sobre vítimas de exploração sexual tem resultados conhecidos esta segunda-feira

Os resultados do projeto “melhorar os sistemas de prevenção, assistência, proteção e (re)integração para vítimas de exploração sexual", com o objetivo de conhecer melhor a dimensão deste problema, vão ser esta segunda-feira apresentadas no Ministério da Administração Interna.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.