FC Porto (Museu): Junho vai do clube à cidade com o Museu FC Porto 

FC Porto (Museu): Junho vai do clube à cidade com o Museu FC Porto 
| Desporto
Porto Canal

Dia Mundial da Criança, Dia Mundial do Ambiente, oficinas no Gaia Festival, Jorge Fernando no Dar Letra à Música, Rota do Dragão com Joel Cleto e a Carris Tour – Yellow Bus, duas semanas de São João no Tour FC Porto e muito mais!

Junho traz os primeiros dias longos de verão e muitas mais razões e oportunidades para viver experiências premiadas e inesquecíveis no Museu Futebol Clube do Porto. No mês da maior festa popular da cidade do Porto, há duas semanas de Campanha de São João (dias 17 a 30) a beneficiar visitas Tour FC Porto (Museu + Estádio) em família ou em grupo de amigos, mas a promoção do Dia Mundial da Criança (dia 1) e o desconto Blue Holiday (dias 8 a 11), exclusivo para Sócios do FC Porto, também proporcionam condições bastante especiais para descobrir os quase 130 anos de história do clube e os encantos do Estádio do Dragão.

A programação, sempre diversificada e para todas as idades, também faz a diferença dentro e fora de portas. Na Terra do Dragão, espaço do Serviço Educativo, a oficina aberta Quando Eu Crescer, Quero… (dia 1) é imperdível no Dia Mundial da Criança e a oficina criativa São João, São João, Dá Cá um Martelo e Um Dragão (dia 18) tem as medidas certas para antecipar a festa sanjoanina de 2023 de uma forma original, pedagógica e muito divertida. A estes eventos juntam-se na agenda do mês para as famílias as sessões de Música com Dragõezinhos – Criança/Santos Populares (dia 4, esgotado) e Histórias com Magia para Dragõezinhos – As Regras de Verão (dia 17).

Entretanto, o Museu marca presença no Gaia Festival, levando ao Parque da Lavandeira, em Vila Nova de Gaia, as oficinas abertas Eu em Ação e Movimento (dia 3) e O Dragão Azul (dia 4), ambas com uma forte mensagem pelas causas ambientais e da sustentabilidade. Em boa medida, estas atividades estão, igualmente, direcionadas ao Dia Mundial do Ambiente (dia 5), que vai incluir conteúdos temáticos excecionais nas visitas Tour FC Porto ao Estádio do Dragão.

A Rota do Dragão (dia 21) com historiador Joel Cleto regressa neste mês às ruas do Porto e de autocarro, à procura de Dragões sanjoaninos em noite de solstício. Os bilhetes para este passeio cultural já se encontram esgotados, mas ainda há lugares à venda para as visitas de julho e agosto na cidade, ambas também com muitas novidades e abordagens surpreendentes ao passado, algumas delas inspiradoras da mostra temporária Rota do Dragão – A Exposição, a decorrer até agosto na Sala Multiusos.

No auditório, a fechar em grande a temporada 2022-2023 do Dar Letra à Música (DLAM), a estreia de Jorge Fernando é um dos destaques da programação. O músico, compositor, fadista e produtor de grandes sucessos e de artistas de referência vai apresentar-se pela primeira vez nos serões de entretenimento puro do Museu, depois da passagem pela Gala dos Dragões de Ouro de 2022, onde foi arrebatador. Canções, histórias e, com certeza, generosas doses de humor e boa disposição vão marcar mais uma sessão inesquecível do DLAM, que regressará após uma pausa de verão.

As propostas culturais do Espaço João Espregueira Mendes (EJEM) já são uma referência na cidade e, por isso, a exposição temporária Humano, ainda demasiado humano pode ser visitada diariamente ao longo de todo o mês de junho. O evento, com curadoria de Miguel von Hafe Pérez, decorre até setembro de 2023, sempre com entrada livre, e marca a estreia da importante coleção privada de arte contemporânea Norlinda e José Lima na cidade Porto.

+ notícias: Desporto

O campeão da liberdade. 25 de abril de 74 também é um marco na história do FC Porto

No dia em que passa meio século sobre a revolução que conduziu Portugal à democracia depois de 48 anos de ditadura, o FC Porto pode orgulhar-se de ser o clube nacional com melhor palmarés. Além de ser, em termos absolutos, um dos dois com mais troféus oficiais de futebol - tem 84, tantos como o Benfica -, distingue-se por ter vencido sete competições internacionais - as sete conquistadas em democracia -, enquanto os restantes clubes portugueses juntos somam apenas três - as três alcançadas durante o Estado Novo. Se se olhar em paralelo para a história dos maiores clubes portugueses e para a evolução dos regimes políticos no país durante o século XX, a conclusão é óbvia e irrefutável: a ditadura foi o período dourado do sucesso desportivo dos clubes de Lisboa, enquanto os 50 anos que se seguiram ao 25 de abril são dominados pelo azul e branco.

Victória Alves: "Vamos fazer de tudo para sermos campeãs"

Ambição é palavra de ordem para Victória Alves antes do que pode ser o jogo do título (domingo, 17h00).

FC Porto: Feriado de trabalho a pensar no clássico

O FC Porto voltou a trabalhar nesta quinta-feira no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, onde continua a preparar o jogo com o Sporting (domingo, 20h30, Sport TV), no Estádio do Dragão, a contar para a 31.ª jornada do campeonato.