200 novos utilizadores por mês na sala de consumo vigiado do Porto

200 novos utilizadores por mês na sala de consumo vigiado do Porto
| Porto
Porto Canal

A sala de consumo vigiado do Porto, no segundo trimestre de atividade, acolheu 618 novos utilizadores. A média de novos utilizadores mantém-se de 200 por mês, confirmada no primeiro trimestre.

Segundo avança o Jornal de Notícias, 545 dos utilizadores consome droga via fumada, ao passo que 73 consome via injetada. Ao total, a sala de consumo vigiado chegou a ter 1234 pessoas registadas, nos primeiros seis meses de funcionamento. Contudo, 877 utentes (71% dos utilizadores) apresentam uma frequência “pouco expressiva”, isto é, entre uma e nove vezes.

Segundo o relatório de atividade da sala de consumo relativo ao período entre um de dezembro e 28 de fevereiro, as substâncias distribuídas em maior quantidade é a combinação de heroína e crack (314 utentes).

Algumas das estatísticas verificadas no período de tempo foram: 14327 consumos assistidos (8700 fumados; 5627 injetados), 1762 preservativos, 73100 agulhas e seringas, 400 375 pratas e cachimbos, 415 testes rápidos de rastreio, 212 serviços de consulta médica, de psicologia, enfermagem e de apoio social e 251 ações de educação para a saúde.

Através dos testes de rastreio, foi permitido estabelecer as zonas de proveniência dos utentes. Posto isto, numa amostra de 338 utilizadores, foi possível ver que 36% são do Porto, mas a maioria (41%) vive noutros concelhos da Área Metropolitana. Além disso, 23% dos utilizadores serem de outros concelhos do país, com maioria a ser da região Norte.

1000 utilizadores tiveram, também, uma ajuda alimentar e 400 receberam calçado, roupa e serviço de lavandaria.

De acordo com o relatório, dada a sua “eficaz implementação”, esta atividade poderá resultar na “adesão ao tratamento por parte de um considerável número de pessoas que, nas habituais circunstâncias da sua vida, não reúnem condições para efetivar esta adesão”.

+ notícias: Porto

Mais de 15 mil passageiros viajaram à boleia da nova linha da STCP

A nova linha 404 da STCP, que faz ligação entre o Hospital São João e o Terminal Intermodal de Campanhã, registou mais de 15 mil validações no primeiro mês. Esta foi a primeira linha criada pela empresa em 20 anos.

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

As imagens dos milhares de cravos que encheram as ruas do Porto

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.