Furtos a carros, casas e lojas assusta moradores em Serralves, no Porto
Ana Mota
Uma vaga de assaltos a carros e lojas está a afetar a zona de Serralves, no Porto. Os comerciantes e moradores pedem mais policiamento para prevenir os furtos. A Câmara Municipal do Porto diz que o problema não é da competência da autarquia.
Ver esta publicação no Instagram
A onda de assaltos começou há vários meses e está a ganhar dimensão. Todos os dias, a qualquer hora, há carros assaltados em diversas ruas adjacentes à Fundação de Serralves. Alberto Fontes, funcionário da Churrasqueira Marechal, já presenciou vários. “Uma vez apanhei uma rapariga no carro do meu colega. Eram seis da manhã quando ela estava dentro do carro a tentar roubar coisas”, conta.
O relato de vários furtos, a automóveis, lojas ou habitações, chega por parte de moradores e comerciantes. Graça Silva, proprietária da Drogaria Reinel, na Rua Jorge Reinel, diz já ter sido assaltada três vezes. “Da primeira vez conseguiram entrar, nas outras duas só partiram o vidro da porta. Os meus clientes também já foram quase todos assaltados, é quase todos os dias”, explica.
Os assaltos a automóveis eram tantos que uma moradora chegou a afixar um aviso para turistas. Na placa podia ler-se: “Cuidado, não deixe objetos de valor dentro do veículo”, mas os avisos foram entretanto retirados.
Contactada pelo Porto Canal, a Fundação de Serralves diz apenas que “qualquer incidente é de imediato encaminhado para as autoridades competentes”. Já a Câmara do Porto esclarece que “matérias relacionadas com segurança pública não são da competência da CM Porto”.
A Polícia de Segurança Pública também foi contactada, no âmbito desta reportagem, mas não respondeu em tempo útil.