Furtos a carros, casas e lojas assusta moradores em Serralves, no Porto

| Norte
Ana Mota

Uma vaga de assaltos a carros e lojas está a afetar a zona de Serralves, no Porto. Os comerciantes e moradores pedem mais policiamento para prevenir os furtos. A Câmara Municipal do Porto diz que o problema não é da competência da autarquia.

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

A onda de assaltos começou há vários meses e está a ganhar dimensão. Todos os dias, a qualquer hora, há carros assaltados em diversas ruas adjacentes à Fundação de Serralves. Alberto Fontes, funcionário da Churrasqueira Marechal, já presenciou vários. “Uma vez apanhei uma rapariga no carro do meu colega. Eram seis da manhã quando ela estava dentro do carro a tentar roubar coisas”, conta.

O relato de vários furtos, a automóveis, lojas ou habitações, chega por parte de moradores e comerciantes. Graça Silva, proprietária da Drogaria Reinel, na Rua Jorge Reinel, diz já ter sido assaltada três vezes. “Da primeira vez conseguiram entrar, nas outras duas só partiram o vidro da porta. Os meus clientes também já foram quase todos assaltados, é quase todos os dias”, explica.

Os assaltos a automóveis eram tantos que uma moradora chegou a afixar um aviso para turistas. Na placa podia ler-se: “Cuidado, não deixe objetos de valor dentro do veículo”, mas os avisos foram entretanto retirados.

Contactada pelo Porto Canal, a Fundação de Serralves diz apenas que “qualquer incidente é de imediato encaminhado para as autoridades competentes”. Já a Câmara do Porto esclarece que “matérias relacionadas com segurança pública não são da competência da CM Porto”.

A Polícia de Segurança Pública também foi contactada, no âmbito desta reportagem, mas não respondeu em tempo útil.

+ notícias: Norte

Freguesia de Barcelos ganha novos parques de lazer e recreio

Foram inaugurados, esta sexta-feira, na freguesia de Galegos S. Martinho, no concelho de Barcelos dois novos espaços de parque infantil, recreio e lazer, informou a Câmara Municipal numa publicação na rede social de Facebook.

Processo do curso de medicina na Universidade de Aveiro "não está concluído" 

A Universidade de Aveiro (UA) esclareceu esta sexta-feira que o processo de criação do mestrado integrado de medicina não está concluído, faltando a decisão final do Conselho de Administração da Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES).

Câmara de Aveiro oferece viagens a bordo da Caravela Vera Cruz

A Câmara Municipal de Aveiro vai premiar 20 munícipes, com idade igual ou superior a 15 anos, com uma viagem a bordo da Caravela Vera Cruz, entre Aveiro e Lisboa, informou, esta sexta-feira, a autarquia no seu site oficial.