Depois da 'Operação Vórtex', Paulo Malafaia é novamente detido na 'Operação Babel'

Depois da 'Operação Vórtex', Paulo Malafaia é novamente detido na 'Operação Babel'
| Norte
Porto Canal

As buscas esta terça-feira realizadas pela Polícia Judiciária (PJ) nas câmaras de Gaia e do Porto, culminaram com a detenção do vice-presidente do município gaiense e de mais sete pessoas, abrangem projetos imobiliários de 300 milhões de euros. Ao que o Porto Canal apurou, um dos visados é Paulo Malafaia, detido no início do ano a respeito da 'Operação Vórtex'. O promotor imobiliário viria a sair em liberdade com uma caução de 100 mil euros.

A Operação Babel "centra-se na viciação de normas e instrução de processos de licenciamento urbanístico em favor de promotores associados a projetos de elevada densidade e magnitude, estando em causa interesses imobiliários na ordem dos 300 milhões de euros, mediante a oferta e aceitação de contrapartidas de cariz pecuniário”, explica a PJ, em comunicado.

Recorde-se que a operação Vórtex resultou na detenção do então presidente da Câmara de Espinho, Miguel Reis (PS), - que entretanto renunciou ao mandato -, de um funcionário desta e três empresários por suspeitas de corrupção ativa e passiva, prevaricação, abuso de poderes e tráfico de influências.

De acordo com o semanário 'Expresso', nas escutas recolhidas pelo Ministério Público Paulo Malafia tem uma conversa com um indivíduo de nome Caetano, um presumível investidor imobiliário da zona norte, que sugere contactar um advogado e ex-secretário de Estado do Ambiente, a quem é dado o nome de código “boca larga” e que teria sido “padrinho dos filhos de Nuno Lacasta”, presidente desta agência.

+ notícias: Norte

Escolas em Creixomil e Urgezes em Guimarães elegíveis para obras urgentes

As escolas básicas 2,3 D. Afonso Henriques, em Creixomil, e Gil Vicente, em Urgezes, concelho de Guimarães, vão integrar a lista nacional de estabelecimentos de ensino que necessitam de intervenção urgente ou muito urgente, indicou o município.

Metro do Porto vai realojar moradores do bairro de Massarelos a partir do dia 25

Os 13 agregados familiares que terão de sair por quatro meses do bairro de Massarelos, no Porto, devido à construção da ponte da Ferreirinha, serão realojados a partir do dia 25, disse hoje fonte da Metro do Porto.

Cerca de 50ME de prejuízos reportados por 2.661 agricultores no Norte

O mau tempo afetou 2.661 agricultores, no Norte, que reportaram prejuízos na ordem dos 50,3 milhões de euros, dos quais 62% estão relacionados com a queda de muros, segundo a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional.