Aumentos salariais das amas das creches familiares só chegam em Junho

Aumentos salariais das amas das creches familiares só chegam em Junho
| País
Porto Canal

Atualização salarial das amas das creches familiares só deverá avançar depois da Segurança Social reforçar a transferência de verbas para instituições que gerem os estabelecimentos, no novo acordo de cooperação previsto para Junho.

O jornal Público avança esta segunda-feira que o aumento salarial das profissionais deveria ter entrado em vigor no início do ano.
É necessário ser assinado o compromisso de cooperação referente a 2023/2024, entre o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social (MTSSS) e as instituições que gerem estas creches, para que entrem em vigor os salários. 

Na semana passada, houve uma reunião entre as instituições com 51 acordos de cooperação para creches familiares e a secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes. Desse encontro, foi tomada a decisão de que os salários das profissionais serão aumentados após a assinatura dos novos acordos.

Ao Público, a Associação dos Profissionais dos Regimes de Amas (APRA) declara que as profissionais estão “desesperadas” e cansadas de esperar, uma vez que a maioria das instituições não procedeu aos aumentos anunciados para Janeiro. A APRA já enviou pedidos de audiência aos diferentes grupos parlamentares.

+ notícias: País

Já é conhecida a chave do Euromilhões desta terça-feira

Já são conhecidos os números que compõem a combinação vencedora do Euromilhões desta terça-feira.

Terceiro prémio do Euromilhões a caminho de Portugal

Um terceiro prémio do Euromilhões está a caminho de Portugal no seguimento do sorteio desta terça-feira.

FNE e Governo chegam a acordo para recuperação do tempo de serviço

A Federação Nacional da Educação (FNE) e o Governo alcançaram hoje um acordo para a recuperação do tempo de serviço congelado durante a ‘Troika’, que será devolvido ao longo de quatro anos.