Terminal do Cais do Cavaco em Gaia terá dois pisos e será revestido a tijolo

Terminal do Cais do Cavaco em Gaia terá dois pisos e será revestido a tijolo
Foto: ONLY smart buildings
| Norte
Porto Canal/Agências

O terminal fluvial do Cais do Cavaco, em Vila Nova de Gaia, desenhado pelo arquiteto Álvaro Siza, terá dois pisos e será revestido a tijolo burro, de acordo com um estudo em consulta pública até 14 de junho.

Segundo o resumo não técnico do Estudo de Impacto Ambiental (EIA) do projeto, o edifício do terminal "de planta retangular, apresenta 180 m [metros] de comprimento e 27 m de largura" e "dispõe de dois pisos, apresentando altura de 10 m, e a sua área de implantação é de 4.825 m2 [metros quadrados]".

"O edifício reveste-se de tijolo burro à cor natural, contrastando com o verde presente na colina a tardoz, e pousa sobre uma plataforma em betão branco. Esta plataforma fundada em estacas, liga-se a terra através de um aterro marginal sobre o rio que suportará um sistema viário mais eficiente para a circulação de veículos que acederão ao terminal", pode ler-se no documento submetido a avaliação ambiental.

De acordo com o estudo disponível no portal participa.pt, o terminal "deverá dispor de quatro postos de acostagem com capacidade para acolher quatro navios-hotel com comprimento de 80 m", estando também prevista "a possibilidade de acostagem de um navio extra para efeitos de pequena manutenção, cargas ou outros".

Além dos navios-hotel, a infraestrurura fluvial também contempla "a instalação de um pequeno núcleo de recreio náutico com capacidade para cerca de cinco dezenas de embarcações de recreio".

"Com exceção da faixa adjacente à margem, construída em aterro, toda a infraestrutura do terminal será fundada em estacas cilíndricas de betão armado", e "a plataforma do cais oferece uma frente-cais de 343 m de comprimento, com uma largura de 10 m".

Em terra, "do lado da marginal é criada uma alameda servindo-se da via atual e de uma outra via, a construir", permitindo a nova estrutura viária "a inversão de marcha de veículos de grandes dimensões como autocarros ou camiões garantindo uma maior flexibilidade de acessos ao terminal".

No dia 11 de novembro de 2022, a Administração dos Portos do Douro, Leixões e Viana do Castelo (APDL) anunciou que estava "a desenvolver um projeto de construção de um terminal de embarcações marítimo-turísticas na margem sul do rio Douro", em consonância com a Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia quanto ao "local, projeto, arquiteto e enquadramento urbanístico".

De acordo com o estudo colocado em consulta pública no dia 03 de maio, a construção do terminal "tem ainda subjacente a relocalização do cais-base dos navios-hotel que atualmente opera no Cais de Gaia em condições muito limitantes para esta atividade, bem como para a zona urbana em que se insere, em pleno centro histórico da cidade de Gaia".

Apesar de o estudo classificar que os impactos negativos estão "na sua larga maioria qualificados como pouco significativos", o estudo refere também que foram consultados os residentes do empreendimento Destilaria Residence, em frente ao terminal projetado, em que "os proprietários do condomínio foram unânimes a manifestar desagrado com o projeto do terminal cuja cércea interfere com as vistas sobre o rio".

Atualmente, na zona do Cais do Cavaco, "existe uma antiga ponte-cais, em estrutura metálica, desativada desde há vários anos", e, a realizar-se a construção do cais, estima-se que a empreitada demore dois anos, segundo o estudo.

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