Casas devolutas na Lapa vão ser alvo de reabilitação 

| Norte
Porto Canal

24 casas devolutas da zona da Lapa, no Porto, vão ser alvo de reabilitação. A empreitada vai custar 3 milhões de euros, e pretende reforçar a oferta de habitação acessível na cidade.

Esquecida e abandonada. É desta forma que os moradores da Lapa, caracterizam esta histórica zona da cidade Invicta, cujos sinais do tempo não passam despercebidos. Uma regeneração urbana é já um desejo antigo, que poderá agora ganhar novo alento. Isto porque vinte e quatro fogos, atualmente devolutos serão alvo de uma reabilitação, reforçando a oferta de habitação acessível na cidade.

Os trabalhos vão acontecer na Rua Senhora da Lapa, na Rua da Glória e na Travessa Senhora da Lapa. Darão nova vida a este recanto portuense, que tem estado fora da lista de prioridades da autarquia, dizem os moradores.

O Monte da Lapa forma um dos antigos “bairros operários” da cidade, que se desenvolveram com a industrialização desta zona no início do séc. XX e que ainda hoje subsistem. As habitações apresentarão tipologia entre T1 e T4. Atualmente estão a ser preparadas condições técnicas para lançamento de concurso público e finalizados projetos de especialidade e de arquitetura.

+ notícias: Norte

PS Matosinhos contratou empresa responsável pelas paragens de autocarro para a campanha eleitoral

Dreammedia instalou oudoors de Luísa Salgueiro para a campanha eleitoral das últimas Eleições Autárquicas para a Câmara de Matosinhos.

Câmara de Matosinhos obrigou anterior concessionário a desmontar abrigos dos passageiros em abril de 2025

São novos desenvolvimentos, agora revelados pelo Porto Canal, sobre a polémica à volta da desmontagem das paragens de autocarro em Matosinhos.

A Câmara de Matosinhos obrigou a anterior concessionária do mobiliário urbano a retirar os abrigos dos passageiros em abril do ano passado.

O Porto Canal teve ainda acesso a fotografias que mostram que a empresa responsável pela instalação das paragens de autocarro foi contratada para a campanha eleitoral de Luísa Salgueiro.

Menezes contra criação de centro cardíaco no Porto que “esvazia” Gaia

O presidente da Câmara de Gaia considerou esta quinta-feira como “muito preocupante e grave” a intenção de se criar um centro de cirurgia cardíaca no Hospital Santo António, no Porto, “esvaziando” aquele serviço do Hospital de Gaia com “propostas mais atrativas”.