Casas devolutas na Lapa vão ser alvo de reabilitação 

| Norte
Porto Canal

24 casas devolutas da zona da Lapa, no Porto, vão ser alvo de reabilitação. A empreitada vai custar 3 milhões de euros, e pretende reforçar a oferta de habitação acessível na cidade.

Esquecida e abandonada. É desta forma que os moradores da Lapa, caracterizam esta histórica zona da cidade Invicta, cujos sinais do tempo não passam despercebidos. Uma regeneração urbana é já um desejo antigo, que poderá agora ganhar novo alento. Isto porque vinte e quatro fogos, atualmente devolutos serão alvo de uma reabilitação, reforçando a oferta de habitação acessível na cidade.

Os trabalhos vão acontecer na Rua Senhora da Lapa, na Rua da Glória e na Travessa Senhora da Lapa. Darão nova vida a este recanto portuense, que tem estado fora da lista de prioridades da autarquia, dizem os moradores.

O Monte da Lapa forma um dos antigos “bairros operários” da cidade, que se desenvolveram com a industrialização desta zona no início do séc. XX e que ainda hoje subsistem. As habitações apresentarão tipologia entre T1 e T4. Atualmente estão a ser preparadas condições técnicas para lançamento de concurso público e finalizados projetos de especialidade e de arquitetura.

+ notícias: Norte

Governo em diálogo com a IP sobre proposta desconhecida para mudar TGV em Gaia

O Governo informou esta quinta-feira estar em diálogo com a Infraestruturas de Portugal sobre a proposta, desconhecida por esta, para mudar o local da estação de alta velocidade em Gaia e a ponte sobre o Rio Douro.

CDU de Gaia exige esclarecimentos sobre proposta da LusoLav sobre alta velocidade

A CDU de Vila Nova de Gaia exigiu esta quinta-feira esclarecimentos sobre a proposta da LusoLav de deslocalizar a estação ferroviária de alta velocidade de Santo Ovídio para Vilar do Paraíso, acusando consórcios privados e autarcas de atuarem “à margem”.

Viana do Castelo quer contratar mais 10 motoristas para transportes públicos

A Câmara de Viana do Castelo abriu um segundo concurso para contratar mais 10 motoristas, para atingir o total de 25 daqueles profissionais, para garantir o serviço público de transportes urbanos a partir de setembro, foi esta quinta-feira anunciado.