Passos transmite aos líderes europeus mensagem de confiança no fim da crise política

Passos transmite aos líderes europeus mensagem de confiança no fim da crise política
| Política
Porto Canal

O primeiro-ministro afirmou que expressou hoje aos chefes de Governo e de Estado da União Europeia uma mensagem de confiança sobre a capacidade de Portugal ultrapassar as dificuldades políticas que afetam o seu executivo de coligação.

Pedro Passos Coelho falava em conferência de imprensa, em Berlim, após ter participado na conferência europeia sobre emprego, tendo ao seu lado o ministro da Economia, Álvaro Santos Pereira.

"Foi importante ter mantido a minha presença na conferência sobre emprego porque tive a oportunidade de comunicar aos chefes de Governo e de Estado presentes de que há confiança na capacidade de Portugal ultrapassar as dificuldades políticas", declarou o líder do executivo português.

Pedro Passos Coelho adiantou que os chefes de Estado e de Governo europeus encaram a atual situação política portuguesa com "apreensão".

"Recebi de todos sinais de encorajamento", frisou o primeiro-ministro.

Na conferência sobre emprego estiveram presentes 19 chefes de Estado e de Governo da União Europeia e os principais responsáveis da Comissão Europeia (Durão Barroso), Conselho Europeu (Herman Van Rompuy), Parlamento Europeu (Martin Schulz) e Banco Europeu de Investimentos (Werner Hoyer).

A conferência europeia sobre emprego foi impulsionada pela chanceler Ângela Merkel e pelo presidente da França, François Hollande, com o objetivo de a União Europeia mobilizar recursos financeiros para combater o elevado desemprego jovem.

Na última cimeira europeia foi já aprovado um pacote de investimentos na ordem dos seis mil milhões de euros, que serão aplicados em 2014 e 2015.

Por via deste pacote financeiro, Portugal poderá vir a receber nos próximos dois anos mais 150 milhões de euros para programas de empregabilidade jovem.

+ notícias: Política

“Não há condições políticas” para regresso do Serviço Militar Obrigatório, garante ministro da Defesa

O ministro da Defesa Nacional admitiu que “hoje não há condições políticas” para voltar a impor o Serviço Militar Obrigatório (SMO), sugerindo que os jovens que optem pelas Forças Armadas tenham melhores condições de entrada na universidade ou função pública.

"Acabarei por ser inocentado", diz Galamba sobre caso Influencer

O ex-ministro das Infraestruturas, João Galamba, disse esta sexta-feira que acredita que vai ser inocentado no processo Influencer e discorda que a Procuradora-Geral da República, Lucília Gago, deva prestar esclarecimentos no Parlamento.

PSD: Montenegro eleito novo presidente com 73% dos votos

O social-democrata Luís Montenegro foi hoje eleito 19.º presidente do PSD com 73% dos votos, vencendo as eleições diretas a Jorge Moreira de Silva, que alcançou apenas 27%, segundo os resultados provisórios anunciados pelo partido.