Há escolas sem material para a realização das provas de aferição de Educação Física 

Há escolas sem material para a realização das provas de aferição de Educação Física 
| País
Porto Canal

O prazo para as escolas realizarem as provas de aferição de Educação Física e Educação Artística dos alunos do 2ºano começa esta terça-feira e termina no dia 11 de maio. Filinto Lima e Manuel Pereira, presidentes das Associações de Diretores afirmam que existem escolas que não têm todo o material necessário para a realização da avaliação de Educação Física e que nessas situações os alunos não realizam os exercícos pedidos. "As provas também servem para aferir as condições em que as escolas trabalham", avançam os presidentes ao Jornal de Notícias. 

"As escolas não vão inventar", comenta o presidente da Associação Nacional de Diretores (ANDAEP) ao mesmo Jornal. Filinto Lima garante que desde o começo da aplicação destas provas no ano de 2017, os estabelecimentos de ensino estão "bem mais apretechadas". O mesmo afirma que já existem bancos suecos e patins, mas ainda faltam plintos e espaldares.

"Houve uma grande evolução", contudo há autarquias que permanecem com dificuldades ou pouca vontade em investirem recorremente nas escolas, acrescenta. Logo, assegura que existem escolas com escassez de material. 

Segundo o JN, há muitos centros escolares do 1º Ciclo, nomeadamente no interior do país, sem pavilhão ou pólos desportivos para a correta e contínua prática de Educação Física. Além disso, há equipamentos que são cedidos temporariamente pela escola sede às de 1º Ciclo, mas também salas e espaços que são transformados em ginásios.

Há ainda casos em que são "improvisadas" alternativas aos materiais soliciados na lista. Em ocasiões que não é psossível solucionar o problema, os alunos não realizam os exercícios. E "no dia seguinte vollta tudo à estaca zero", reconhece Manuel Pereira, presidente da Associação Nacional de Dirigentes Escolares (ANDE) ao Jornal de Notícias. 

+ notícias: País

Primeiro, a Aurora. Depois, o meteoro. Portugueses já preparam fenómeno do próximo fim-de-semana

Os últimos fins-de-semana ficaram marcados por fenómenos inéditos em Portugal que tiveram sempre como protagonista o céu. Depois de uma aurora boreal que pintou de rosa a noite de 10 para 11 de maio, neste fim-de-semana foi a vez de um forte clarão rasgar os céus portugueses. Estes dois eventos, muito raros em território nacional, estão a ser abundantemente comentados e uma das perguntas mais feitas é: o que aguarda o próximo sábado e domingo?

Meteoro avistado em Portugal não atingiu a superfície terrestre

Um bólide, ou meteoro de grandes dimensões, foi visto nos céus portugueses e espanhóis no final da noite deste sábado, por volta das 23h50. O fenómeno provocou um rasto de luz verde, segundo vários relatos partilhados nas redes sociais.

Balcão de Denúncia online para migrantes e refugiados lançado esta terça-feira

O coletivo Humans Before Borders, estudantes da Escola Superior de Educação do Porto e um grupo de migrantes e refugiados vão lançar, na terça-feira, um balcão de denúncia online para registar queixas e recolher testemunhos.