"Todos por Portugal". Esperados mais de 70 mil manifestantes em protesto junto ao Palácio de Cristal, no Porto

"Todos por Portugal". Esperados mais de 70 mil manifestantes em protesto junto ao Palácio de Cristal, no Porto
| Porto
Porto Canal/Agências

Mais de 70 mil manifestantes de várias áreas são esperados à tarde num protesto junto ao Palácio de Cristal, no Porto, onde decorre a festa dos 50 anos do PS, com as presenças de António Costa e Pedro Sánchez.

A Marcha “Todos por Portugal” começou a ser preparada "há muito" por um grupo de professores do norte do país que se organiza através das redes sociais, segundo explicou à Lusa a docente Sofia Neves, e a expectativa é conseguir mobilizar profissionais de outros setores.

O protesto começa na Rotunda da Boavista e termina junto ao Palácio de Cristal (Pavilhão Rosa Mota), onde decorrerá mais um evento no âmbito das comemorações dos 50 anos do Partido Socialista, com presenças anunciadas dos primeiros-ministros de Portugal e Espanha, António Costa e Pedro Sánchez.

“Estamos a contar com a presença de milhares de pessoas, entre 70 mil e 100 mil pessoas”, disse a docente, explicando que esta estimativa se deve ao facto de a iniciativa não ser focada apenas nos problemas de quem trabalha nas escolas, tendo sido convidados profissionais de outras áreas.

O Grupo de Professores do Norte contactou associações, sindicatos e ordens profissionais das áreas da justiça, saúde, forças de segurança, agricultura, pescas, oficiais das Forças Armadas, transportes, mas também proprietários de alojamentos locais ou pessoas que não conseguem encontrar casa.

“Esta é uma marcha que junta todos aqueles que estão descontentes com as políticas sociais e económicas do país. As famílias têm vivido com grandes dificuldades financeiras, devido à subida das despesas com a habitação, a alimentação ou os transportes, e este é o momento de dizer basta!”, disse.

+ notícias: Porto

O último dia da Mercearia do Bolhão. A “matilha de lobos” que são “grandes cadeias” faz mais uma vítima no Porto

30 de abril de 2024 é oficialmente o último dia da Mercearia do Bolhão. Prateleiras vazias, algumas já desmontadas, muitos abraços de despedida e um sentimento geral de mágoa. 144 anos depois, a mercearia mais antiga da cidade do Porto fechou as portas pela última vez pelas 19h. A notícia foi avançada em primeira mão pelo Porto Canal a 19 de abril.

Câmara de Matosinhos implementa inteligência artificial no atendimento

A Câmara Municipal de Matosinhos apresentou esta terça-feira a Maria, a primeira assistente virtual com recurso a inteligência artificial num 'site' autárquico em Portugal, adiantou hoje este município do distrito do Porto.

Trabalhadores denunciam "contratos precários" em equipamentos culturais do Porto

Trabalhadores da empresa municipal Ágora - Cultura e Desporto do Porto denunciaram "contratos precários" em equipamentos do município e reivindicaram melhores condições de trabalho, avançou esta terça-feira o Sindicato dos Trabalhadores de Espetáculos, do Audiovisual e dos Músicos (CENA-STE).