Radares de velocidade média. A nova placa e a localização dos radares

Radares de velocidade média. A nova placa e a localização dos radares
| País
Porto Canal

As estradas portuguesas receberam no primeiro trimestre deste ano meia centena de novos radares, entre eles, dez vão permitir calcular a velocidade média de um determinado trajeto, aponta a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Os radares são colocados na rede SINCRO, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, que é gerido pela ANSR. “A fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada", refere o organismo.

Com a inclusão destes novos radares de velocidade média, a rede SINCRO passa a ser composta por locais de controlo de velocidade instantânea e de velocidade média, ao longo das estradas nacionais.

A Norte este tipo de radares estará na A3, que faz a ligação entre Porto e Valença. Também a A41, ou Circular Regional Exterior do Porto (CREP), que circunda a Área Metropolitana do Porto, é um dos locais planeados para receber radares de velocidade média.

Estas são duas localizações de entre 20 por onde irão circular os dez radares de velocidade média, refere a ANSR.

Novo sinal de trânsito

Porto Canal

Com novos radares há nova sinalética, sendo colocados os sinais de trânsito H42. De acordo com os critérios de utilização da sinalização vertical, documento do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), esta nova forma de controlar a velocidade dos veículos acontece já que “os limites gerais de velocidade são definidos pelo CE [Código da Estrada] em termos de velocidade instantânea”, no entanto o Código da Estrada “esclarece que também viola os limites de velocidade o condutor que percorrer uma determinada distância a uma velocidade média incompatível com a observância daqueles limites”, pode ler-se no documento do IMT.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.