Radares de velocidade média. A nova placa e a localização dos radares

Radares de velocidade média. A nova placa e a localização dos radares
| País
Porto Canal

As estradas portuguesas receberam no primeiro trimestre deste ano meia centena de novos radares, entre eles, dez vão permitir calcular a velocidade média de um determinado trajeto, aponta a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR).

Os radares são colocados na rede SINCRO, o Sistema Nacional de Controlo de Velocidade, que é gerido pela ANSR. “A fiscalização da velocidade praticada pelos condutores através da medida da velocidade média do veículo entre dois pontos predefinidos na estrada", refere o organismo.

Com a inclusão destes novos radares de velocidade média, a rede SINCRO passa a ser composta por locais de controlo de velocidade instantânea e de velocidade média, ao longo das estradas nacionais.

A Norte este tipo de radares estará na A3, que faz a ligação entre Porto e Valença. Também a A41, ou Circular Regional Exterior do Porto (CREP), que circunda a Área Metropolitana do Porto, é um dos locais planeados para receber radares de velocidade média.

Estas são duas localizações de entre 20 por onde irão circular os dez radares de velocidade média, refere a ANSR.

Novo sinal de trânsito

Porto Canal

Com novos radares há nova sinalética, sendo colocados os sinais de trânsito H42. De acordo com os critérios de utilização da sinalização vertical, documento do Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT), esta nova forma de controlar a velocidade dos veículos acontece já que “os limites gerais de velocidade são definidos pelo CE [Código da Estrada] em termos de velocidade instantânea”, no entanto o Código da Estrada “esclarece que também viola os limites de velocidade o condutor que percorrer uma determinada distância a uma velocidade média incompatível com a observância daqueles limites”, pode ler-se no documento do IMT.

+ notícias: País

Até já, calor! Temperaturas arrefecem e chuva está de regresso

A presente semana tem brindado os portuenses com um calor digno de verão, com a temperatura máxima a atingir, esta quinta-feira, os 28º Celsius. Mas, este é “sol de pouca dura”, com o tempo a mudar drasticamente já a partir deste sábado.

Municípios vão poder usar imóveis que não tenham utilização pelo Estado central

Os municípios vão passar a poder utilizar imóveis a que o Estado central não seja capaz de dar uso, comunicou esta sexta-feira o ministro das Infraestruturas e Habitação, prometendo detalhes sobre esta medida “nos próximos dez dias”.

Portuguesa de cinco anos morre em aparatosa colisão em França

Uma criança de cinco anos de idade morreu, esta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos na comuna de Habbas, em França, informa o France Blue.Segundo a mesma fonte, a tia da vítima mortal e condutora da viatura ficou em estado grave, tendo sido transportada para o Hospital de Dax.