Vaticano reforça formação de padres afastados de Roma contra pedofilia

Vaticano reforça formação de padres afastados de Roma contra pedofilia
| Mundo
Porto Canal/Agências

O Vaticano anunciou esta sexta-feira que a sua comissão de luta contra a pedocriminalidade [abuso sexual de crianças] ia reforçar a colaboração com o Ministério da Evangelização, designadamente para formar padres de dioceses muito afastadas de Roma.

O papa Francisco instituiu em 2014 a comissão pontifical para a proteção de menores para lutar contra a pedocriminalidade [palavra que se recomenda que substitua pedofilia] no seio da Igreja. Esta comissão vai colaborar agora com o dicastério (ministério) para a Evangelização, no seguimento de um acordo com uma duração de três anos.

A comissão recebeu há pouco críticas severas, depois de o seu membro mais influente, Hans Zollner, se ter demitido em março, considerando que sofre de problemas estruturais e alta de transparência.

O acordo anunciado esta sexta-feira apela à comissão para que trabalhe com o dicastério para organizar formações destinadas a padres nomeados há pouco tempo.

Em entrevista publicada pela Vatican News, o chefe da comissão, o cardeal norte-americano Sean O’Malley, afirmou que esta ia ajudar as dioceses a “desenvolver programas para as capacitar a acolher as vítimas”.

Mais disse: “Se tivéssemos tido no passado a oportunidade de sermos informados sobre a proteção (dos menores) e de compreender (estas problemáticas), a história da Igreja teria sido diferente”.

O papa Francisco tinha solicitado à Comissão “que trabalhasse com as conferências episcopais para garantir que estas tenham as capacidades de acompanhar as vítimas e trabalhar com elas”.

Questionado sobre as críticas à Comissão, o cardeal O’Malley considerou que, quando foi criada em 2014, houve “expectativas irrealistas sobre o que este grupo de voluntários seria capaz de fazer para resolver das agressões sexuais na Igreja e no mundo”.

+ notícias: Mundo

Secretário-geral da NATO pede mais investimento militar e mais apoio à Ucrânia

O secretário-geral da NATO pediu hoje aos países da aliança atlântica que aumentem os gastos militares devido às tensões com a Rússia, e criticou o facto de a Ucrânia não ter recebido a ajuda prometida nos últimos meses.

Dona do TikTok garante não ter planos para vender apesar de ultimato dos EUA

A empresa chinesa ByteDance garantiu esta sexta-feira não ter intenção de vender o TikTok, apesar de Washington ameaçar proibir a plataforma de vídeos nos Estados Unidos caso não corte os laços com a China.

Acidente na Namíbia. 20 portugueses feridos, mas oito deverão regressar em breve

O Governo corrigiu esta sexta-feira para 20 o número de portugueses feridos no acidente de quarta-feira na Namíbia, indicando que oito já tiveram alta e 12 continuam internados, dos quais seis com vigilância especial.