Bispo do Porto entrega lista de padres abusadores à PGR

| País
Porto Canal

O Bispo do Porto entregou, no passado dia 10 de março, à Procuradoria Geral da República a lista dos padres suspeitos de cometerem abusos sexuais, tal como a recebeu da Comissão Independente.

Segundo um comunicado enviado às redações, a Diocese do Porto explicou que “sendo as vítimas e o seu sofrimento a prioridade da Igreja e desta Diocese do Porto, fiel ao princípio da tolerância zero perante os abusos sexuais de menores, no passado dia 10 de março, o Bispo do Porto entregou à Procuradoria Geral da República a lista dos eventuais abusadores, tal como a recebeu da Comissão Independente. Ao mesmo tempo, recolheu todos os elementos disponíveis sobre cada um dos nomes lá constantes. Reuniu com cada um deles e procedeu à realização de um “inquérito preliminar”".

A Diocese do Porto acrescentou ainda que Manuel Linda entregou “pessoalmente no Dicastério para a Doutrina da Fé (entidade da Igreja Católica juridicamente competente para tratar os casos de abusos sexuais de menores) toda a documentação”.

Recorde-se que a lista de alegados abusadores continha 12 nomes, quatro dos quais já faleceram, um já não pertence à diocese e os restantes estão a ser investigados.

Em declarações ao Porto Canal, o Diretor do Gabinete de Comunicação da Diocese do Porto, Padre Jorge Duarte, explicou que “isto é um processo onde o Bispo do Porto está a aplicar tolerância zero no que se refere aos abusos sexuais de menores e de pessoas vulneráveis”.

Padre Jorge Duarte explicou ao Porto Canal que “o Bispo do Porto comunicou a lista que recebeu da Comissão Independente, fez uma investigação prévia que levou ao afastamento de três padres, quanto aos outros quatro não sei o que se passa”.

De seguida, o processo seguiu os trilhos normais que “foi entregar à Procuradoria Geral da República e em Roma no Dicastério para a Doutrina da Fé, que é a entidade que em última instância avalia estes casos”.
Questionado sobre os quatro padres que ainda continuam no ativo, o Padre Jorge Duarte explicou que “ou ainda não há indícios fiáveis que leve o Bispo a afastá-los ou ainda continuam em investigação”.

O Diretor do Gabinete de Comunicação da Diocese do Porto realçou que “a lista foi entregue na totalidade para que o Ministério Público possa descobrir o que se passa com todos”. “Toda a informação foi entregue na documentação para que em Roma se decida e no Ministério Público também possa seguir a investigação”, afirmou.

Relativamente aos próximos passos, Padre Jorge Duarte garantiu que o “empenho primeiro é o apoio às vítimas” e no caso de existirem mais vítimas, o Padre, espera que “elas ganhem coragem, porque é sempre um pesadelo para denunciar os abusos”.

“O Bispo está empenhadíssimo no apoio” e este “comunicado revela que o tema não está esquecido nem abafado”. “É preciso uma decisão muito forte de que isto no futuro não volte a acontecer”, lembrou Padre Jorge Duarte.

+ notícias: País

Parlamento aprova voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz 

A Assembleia da República aprovou esta quarta-feira, por unanimidade, um voto de pesar pela morte do jornalista Pedro Cruz, aos 53 anos, recordando-o como uma das vozes “mais distintas e corajosas” da comunicação social.

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.