MAI determina encerramento de bar no Porto
Porto Canal
O bar Sob Escuta, na rua da Alegria, vai fechar por imposição do Ministério da Administração Interna, revelou o ministério em nota à comunicação social.
O encerramento do After Porto, conhecido como Sob Escuta, acontece “pelo prazo máximo de seis meses”.
O decreto surge “na sequência de a GNR e a PSP terem recolhido a prova da prática de factos graves, designadamente de natureza criminal, que, estando diretamente associados à atividade destes estabelecimentos, coloca em causa a ordem, a segurança e a tranquilidade públicas”.
Duas semanas depois do tiroteio no bar Sob Escuta, foram efetuadas três detenções devido à "prática do crime de exercício ilícito da atividade de segurança privada”, avança o Jornal de Notícias.
Em causa está também a “falta de condições de higiene, falta de faturação e por utilização de equipamentos que excediam os limites permitidos de ruído" cita o jornal, numa operação onde também participou a ASAE.
Na ação foram "apreendidas seis garrafas de óxido nitroso [gás hilariante], diversos balões e uma matraca", entre outros artigos. Na operação, a PSP detetou que "o estabelecimento, licenciado como de restauração e bebidas, com sala de dança, não dispunha de sistema de videovigilância, detetor de metais e dois vigilantes, tudo medidas de segurança obrigatória”, escreve o JN.
Os desacatos no bar da rua da Alegria não uma novidade, tendo sido apontado nos documentos a que o diário teve acesso que as medidas visam “evitar o perigo de perturbação da tranquilidade, da ordem e da segurança públicas, devendo a medida revestir eficácia imediata".
O decreto do MAI determina que o encerramento aconteça por um período máximo de seis meses, contudo o encerramento é "reversível e temporário, até que se eliminem as causas de perigo". Entre outras determinações, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil vai "verificar o cumprimento das normas contra incêndios".
A autarquia mostrou ainda que não se opunha à decisão. Foi "ouvido o presidente da Câmara [Rui Moreira] e que concordou com os fundamentos da medida".
Também outros dois espaços de diversão noturna viram ser determinado o encerramento pelo período máximo de seis meses. O Club Vida, no concelho de Albufeira, e o Kady's Bar, no concelho de Almada.