FC Porto assina parceria com Greenvolt e reforça objetivos de transição energética

| Desporto
Porto Canal

O FC Porto e a Greenvolt assinaram, esta quarta-feira, um contrato de parceria para o desenvolvimento de um projeto que visa a criação de duas Comunidades de Energia Renovável, no Estádio do Dragão e no Centro de Treinos do Olival, bem como a disponibilização de uma solução de carregamento de veículos elétricos.

Esta união reforça os objetivos de transição energética do clube 'azul e branco' e das próprias cidades a que está ligado (Porto e Vila Nova de Gaia).

Recorde-se que, ainda no ano passado, o FC Porto, representado por Jorge Nuno Pinto da Costa, subscreveu o Pacto do Porto para o Clima, uma iniciativa da Câmara da Invicta que tem a ambição de antecipar a neutralidade carbónica para 2030. Nessa altura, o Presidente dos 'Dragões' lembrou que “o compromisso do FC Porto com a proteção do planeta é antigo” e que o clube tem todo o interesse em “assumir as suas responsabilidades para contribuir para que a cidade do Porto seja exemplar neste domínio”.

A parceria agora firmada prevê a criação de Comunidades de Energia Renovável, cujos Membros Produtores iniciais serão o Pavilhão Dragão Arena e na Piscina de Campanhã, que irão autoconsumir a produção gerada pelos 1.043 painéis solares fotovoltaicos e partilhá-la com o Estádio do Dragão, a Casa do Dragão e o Vitalis Park (Constituição). Esta unidade terá uma capacidade de 568 kWh que permitirá gerar 778 MWh anualmente.

Em Vila Nova de Gaia, o Membro Produtor inicial desta Comunidade será o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, que será também consumidor dos 800 MWh gerados anualmente pelos 1.101 painéis. Esta unidade partilhará a energia excedente com mais de 500 famílias e também com empresas que se encontram nas proximidades, ajudando-as a reduzirem a sua fatura de eletricidade.

Na assinatura do acordo, o presidente do FC Porto, Jorge Nuno Pinto da Costa, frisou a importância do entendimento alcançado. 

“Estamos muito felizes por constatar o interesse que tiveram. Já desde fevereiro que temos um acordo assinado com a Câmara, a favor dos benefícios do clima, para melhorias da situação climática do país e agora este acordo que fazemos, para o Olival e para o Pavilhão, para o Dragão Arena, vai ser, naturalmente, muito proveitoso para aquilo que, tanto vocês, na vossa empresa que têm isso como grande objetivo, bem como para nós que apoiamos totalmente. Dizer-vos que estamos muito felizes com este acordo e tenho a certeza que a população vai beneficiar com isto”, sublinhou o líder máximo dos 'Dragões'.

Já João Manso Neto, CEO da Greenvolt, realçou que a parceria "é uma honra". "São duas empresas de setores completamente diferentes, mas diria que têm ambas uma coisa em comum. São duas instituições que souberam, ao longo dos anos, inovar. O FC Porto, nas últimas três ou quatro décadas, foi uma inovação", vincou o dirigente. 

Assim, no global, na “ Comunidade Estádio do Dragão” e na “Comunidade Centro de Treinos FC Porto Olival” serão aplicados mais de 2.000 painéis solares com uma capacidade combinada de cerca de 1.170 kWh, que permitirá a geração de mais de 1.500 MWh ao ano. O recurso a esta energia limpa permitirá ao FC Porto reduzir as emissões de CO2 em 420 Ton/ano, o equivalente à plantação de quase 20.000 árvores.

O acordo contempla ainda a disponibilização de 22 carregadores que permitirão descarbonizar a frota automóvel.

Com a parceria assinada com o FC Porto, a Greenvolt Comunidades eleva para mais de 40 o número de Comunidades de Energia celebradas, num total de mais de 30 MWh.

+ notícias: Desporto

"A chama de Viena estará para sempre acesa". Artur Jorge homenageado no Gil Vicente - FC Porto

Artur Jorge, antigo selecionador português e treinador campeão europeu pelo FC Porto partiu esta quinta-feira, aos 78 anos, deixando o universo ‘azul e branco’ órfão de uma lenda. A notícia do adeus do ícone dos 'Dragões' abalou o universo futebolístico, originando várias homenagens pela Europa do futebol.

"Nunca te esqueceremos". Artur Jorge relembrado no PSG - Rennes 

O Paris Saint-Germain empatou  a uma bola, este domingo, no Parque dos Príncipes, diante do Rennes. O encontro ficou marcado pela homenagem a Artur Jorge, antigo selecionador português e treinador campeão europeu pelo FC Porto que partiu esta quinta-feira, aos 78 anos, deixando o universo ‘azul e branco’ órfão de uma lenda.

FC Porto: Desperdício e descompensação. Crónica de jogo

FC Porto podia ter saído de Barcelos com uma goleada e sofreu o empate nos descontos (1-1).