Biblioteca no Porto criada com livros recolhidos do lixo

| Porto
Joana Almeida Carvalho

Há uma biblioteca no Porto que foi criada com livros recolhidos do lixo. A biblioteca está integrada na Associação Movimento Terra Solta.

Vítor Parati trabalha diariamente na recolha de lixo na cidade do Porto. Esta atividade levou-o a concretizar um sonho antigo: construir uma biblioteca… E como? A verdade, conta-nos ele, é que muitas vezes é mesmo no lixo que se encontram as coisas mais belas.

“Eu já tinha o sonho há muito tempo de construir uma biblioteca e eu trabalho na recolha de lixo e, infelizmente, há muita gente que deita cultura para o lixo, porque os livros são cultura”, explica Vítor, acrescentando que durante o trabalho fazia a triagem dos livros que podiam seguir ou não para a biblioteca.

É numa sala pequena, com cerca de seis estantes que Vítor guarda os livros recuperados. Aqui há livros de todos os géneros, desde policiais, romances, histórias infantis ou até enciclopédias.

Porto Canal

Emília e Duarte, são dois voluntários, na casa dos 70 anos, que aos sábados limpam e organizam todos os livros por secções.

Já Vítor não tem ideia de quantos livros recolheu e fazem parte desta biblioteca. Diz que o importante não é a quantidade. O objetivo é que qualquer pessoa possa ter acesso à leitura, de forma mais sustentável e económica. Por isso mesmo, explica que qualquer pessoa pode adquirir um livro neste espaço, com o compromisso de o devolver depois de ler. Ainda assim, reforça que “se as pessoas gostarem muito do livro, podem ficar com ele porque, infelizmente, há sempre muitos livros no lixo”.

A biblioteca de Vítor está integrada na Associação Movimento Terra Solta que procura desenvolver ações em terrenos abandonados como atividades de solidariedade ou agricultura biológica.

A Associação existe há mais de 10 anos, mas a biblioteca só foi criada em outubro de 2022. Neste momento, é a única biblioteca pública na freguesia de Campanhã.

Porto Canal

 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 

Uma publicação partilhada por Porto Canal (@porto.canal)

+ notícias: Porto

Incêndio na casa de Sá Carneiro no Porto obriga a retirar seis pessoas

Dois idosos foram transportados ao hospital depois de, juntamente com mais quatro pessoas, terem sido retiradas de um prédio, na rua da Picaria, no Porto, onde deflagrou um incêndio disse à Lusa fonte municipal.

Multa de 6.000 euros para médicos condenados por morte de recém-nascido no Porto

Dois médicos foram condenados a pagar uma multa de seis mil euros, cada um, pela morte de um recém-nascido cerca de cinco horas após o parto no Centro Materno Infantil do Norte, segundo uma sentença consultada esta segunda-feir pela Lusa.

Suspeito de tráfico de droga no Porto fica em prisão preventiva

Um homem ficou em prisão preventiva após ser detido sexta-feira, no Porto, por alegado tráfico de droga, anunciou esta segunda-feira PSP, que apreendeu cocaína e heroína suficientes para mais 10 mil doses individuais e 200 mil euros em dinheiro.