Nova esquadra da PSP em Matosinhos foi inaugurada depois de ter apresentado falhas no fim-de-semana 

| Norte
Joana Almeida Carvalho

“Em Manutenção, Não Utilizar” foi a mensagem que circulou pelos agentes da nova esquadra da PSP em Matosinhos durante o fim de semana. As obras neste edifício arrancaram em 2020 e terminaram no primeiro trimestre de 2022, no entanto, a nova esquadra só foi inaugurada esta segunda-feira.

Ao Porto Canal, a Associação Sindical dos Profissionais da Polícia confirmou que os agentes foram proibidos de utilizar o elevador e de ligar o ar condicionado, até à visita do Ministro da Administração Interna.

“Por estar avariado deram ordens para não utilizar. Vai ser inaugurado o edifício, mas tanto o elevador como o ar condicionado não devem ser usados. Depois da inauguração, logo se verá.... São as indicações. Algo que é natural na PSP”, disse a estrutura sindical.

Já o Ministro da Administração Interna explicou, durante a inauguração do espaço, que essas falhas foram detetadas quando o edifício entrou em funcionamento e que é por isso mesmo “que os empreiteiros têm uma caução durante cinco anos para que as falhas detetadas possam ser corrigidas”.

Porto Canal

A obra esteve a cargo da PSP mas também da Câmara Municipal de Matosinhos. Luísa Salgueira, presidente da autarquia, realçou a “boa cooperação” entre o poder central e o poder local. “O projeto é do MAI, a Câmara fez toda a empreitada, o financiamento também foi do MAI e o edifício é municipal”, explicou.

O Ministro aproveitou ainda a cerimónia de inauguração para relembrar alguns investimentos que serão feitos ao nível das forças de segurança, nomeadamente no valor de 607 milhões de euros, até 2026, em infraestruturas e equipamentos para as Forças de Segurança.

Porto Canal

Depois da PSP, será agora a GNR de Matosinhos que vai receber um novo espaço. O Contrato entre a Câmara Municipal de Matosinhos e a Guarda Nacional Republicana foi assinado esta segunda-feira.

Os militares vão trabalhar, durante os próximos meses, na Escola da Biquinha, onde esteve também a PSP, antes de seguirem para as novas instalações que vão ser construídas em Freixieiro, Perafita.

 

+ notícias: Norte

Circulação ferroviária interrompida entre Contumil e Rio Tinto devido a atropelamento

A circulação ferroviária encontra-se interrompida em ambos os sentidos na linha do Minho, na passagem de nível entre a Estação de Comboios de Contumil, no Porto, e Rio Tinto, em Gondomar, na sequência de um atropelamento ferroviário.

Jovem detido por atropelar intencionalmente duas pessoas em Braga

A Polícia Judiciária(PJ) deteve esta sexta-feira, um jovem de 23 anos, suspeito da prática de dois crimes de homicídios em Braga, informou a força policial em comunicado enviado às redações.

Autocarro atropela mortalmente homem em passeio de Braga

Um autocarro dos Transportes Urbanos de Braga (TUB) atropelou mortalmente um homem em Braga, confirmou ao Porto Canal fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil do Cávado.