Distrito do Porto é onde se registam mais queixas à polícia no Norte de Portugal

| Porto
Porto Canal

As queixas crime aumentaram no ano passado, em todos os distritos do país. São quase 343 mil queixas apresentadas, mais 42 mil queixas foram feitas junto das polícias em 2022, em comparação com 2021.

A violência doméstica continua a surgir no top-3 dos crimes mais participados em Portugal, em 2022, numa lista que inclui a condução sob efeito de álcool.

Segundo dados oficiais do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), no Norte do país, o maior número de queixas registou-se no distrito do Porto, que é o mais populoso a Norte, com mais de 51 mil denúncias, mas onde a maior parte das participações diz respeito a furtos em veículos motorizados. Só depois surge a violência doméstica.

Segue-se Aveiro com um aumento de 8,2%. Apesar de ter menos 146 mil habitantes que Braga, a ‘cidade dos arcebispos’ tem menos queixas, registando um dos menores aumentos a nível nacional – menos de 4%.

Lisboa continua a ser o distrito que mais trabalho deu aos policias no ano passado: quase 83 mil queixas crime foram apresentadas.

Os dados do RASI permitem ainda concluir que das quase 344 mil queixas, mais de 13 mil dizem respeito a criminalidade violenta e grave, representando um aumento de 14% em relação a 2021, mas se compararmos com os dados de 2019 – último ano em que não vigoraram medidas restritivas devido à covid-19, o aumento global é apenas de 2,5% e no que toca à criminalidade violenta até há decréscimo de 7,8 % de queixas.

+ notícias: Porto

Já circulam no Porto os carros da STCP que fiscalizam o estacionamento abusivo

Na tarde desta quinta-feira, foi avistado um veículo da STCP na zona das Antas, no Porto, com dois colaboradores no seu interior a fiscalizarem as viaturas mal-estacionados em frente às estações e nos corredor BUS.

PSD de Matosinhos denuncia existência de ratos nos jardins públicos do concelho

O PSD de Matosinhos denunciou esta quinta-feira a presença de ratos em jardins públicos do município, acusando a presidente da autarquia, Luísa Salgueiro de “continuar a colocar em causa a saúde pública” apesar do alerta feito em fevereiro.

Zé Domingos, o Spiderman de Leça que entrou na discussão pelo Puskas

O próximo prémio Puskas pode estar a caminho de Leça da Palmeira. No passado dia 24 de março, Zé Domingos recebeu a bola no peito dentro da área de costas para a baliza e teve um momento de inspiração provavelmente único na carreira. “O meu instinto foi dominar para cima e fazer o pontapé de bicicleta”, contou o jogador do Leça ao Porto Canal. O que se seguiu está a correr o mundo do futebol.