Distrito do Porto é onde se registam mais queixas à polícia no Norte de Portugal

| Porto
Porto Canal

As queixas crime aumentaram no ano passado, em todos os distritos do país. São quase 343 mil queixas apresentadas, mais 42 mil queixas foram feitas junto das polícias em 2022, em comparação com 2021.

A violência doméstica continua a surgir no top-3 dos crimes mais participados em Portugal, em 2022, numa lista que inclui a condução sob efeito de álcool.

Segundo dados oficiais do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), no Norte do país, o maior número de queixas registou-se no distrito do Porto, que é o mais populoso a Norte, com mais de 51 mil denúncias, mas onde a maior parte das participações diz respeito a furtos em veículos motorizados. Só depois surge a violência doméstica.

Segue-se Aveiro com um aumento de 8,2%. Apesar de ter menos 146 mil habitantes que Braga, a ‘cidade dos arcebispos’ tem menos queixas, registando um dos menores aumentos a nível nacional – menos de 4%.

Lisboa continua a ser o distrito que mais trabalho deu aos policias no ano passado: quase 83 mil queixas crime foram apresentadas.

Os dados do RASI permitem ainda concluir que das quase 344 mil queixas, mais de 13 mil dizem respeito a criminalidade violenta e grave, representando um aumento de 14% em relação a 2021, mas se compararmos com os dados de 2019 – último ano em que não vigoraram medidas restritivas devido à covid-19, o aumento global é apenas de 2,5% e no que toca à criminalidade violenta até há decréscimo de 7,8 % de queixas.

+ notícias: Porto

Burger King, o novo “Embaixador” dos Aliados

Recuando até 2022, quem atravessava a Rua de Sampaio Bruno, junto à Avenida dos Aliados, no Porto, não ficaria indiferente à estátua do embaixador de bigode e cartola que parecia dar as boas-vindas a quem entrava no café que ali funcionava há 65 anos. Mas esse Embaixador há muito abandonou o coração da Invicta, com o seu lugar a ser ocupado pela cadeia norte-americana de fast food Burger King, tal como dá conta o Porto Canal numa visita ao local.

Área Metropolitana do Porto preocupada com prazos do PRR reúne-se com ministro da Habitação

A Área Metropolitana do Porto (AMP) manifestou esta sexta-feira preocupação com o cumprimento dos prazos do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), que serão expressas ao ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, numa reunião em setembro.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.