Distrito do Porto é onde se registam mais queixas à polícia no Norte de Portugal

| Porto
Porto Canal

As queixas crime aumentaram no ano passado, em todos os distritos do país. São quase 343 mil queixas apresentadas, mais 42 mil queixas foram feitas junto das polícias em 2022, em comparação com 2021.

A violência doméstica continua a surgir no top-3 dos crimes mais participados em Portugal, em 2022, numa lista que inclui a condução sob efeito de álcool.

Segundo dados oficiais do Relatório Anual de Segurança Interna (RASI), no Norte do país, o maior número de queixas registou-se no distrito do Porto, que é o mais populoso a Norte, com mais de 51 mil denúncias, mas onde a maior parte das participações diz respeito a furtos em veículos motorizados. Só depois surge a violência doméstica.

Segue-se Aveiro com um aumento de 8,2%. Apesar de ter menos 146 mil habitantes que Braga, a ‘cidade dos arcebispos’ tem menos queixas, registando um dos menores aumentos a nível nacional – menos de 4%.

Lisboa continua a ser o distrito que mais trabalho deu aos policias no ano passado: quase 83 mil queixas crime foram apresentadas.

Os dados do RASI permitem ainda concluir que das quase 344 mil queixas, mais de 13 mil dizem respeito a criminalidade violenta e grave, representando um aumento de 14% em relação a 2021, mas se compararmos com os dados de 2019 – último ano em que não vigoraram medidas restritivas devido à covid-19, o aumento global é apenas de 2,5% e no que toca à criminalidade violenta até há decréscimo de 7,8 % de queixas.

+ notícias: Porto

Porto eleito distrito português com melhor sentido de humor

O Porto foi eleito o distrito português com os habitantes mais bem humorados, de acordo com dados recolhidos pela Preply. O estudo avaliou as regiões com as pessoas com melhor sentido de humor dentro e fora de Portugal, apurando também os temas que mais gargalhadas “arrancam” aos portugueses. Nandinha da Sé é um dos rostos que há muitos anos anima a rua de Santa Catarina e um exemplo do bom humor portuense.

Porto avança com plano para integrar migrantes, três semanas após ter chumbado proposta

A Câmara Municipal do Porto vai avançar com a criação de um Plano Municipal para a Integração de Migrantes. O anúncio surge semanas depois de uma proposta para a criação de um plano, apresentada pelo Bloco de Esquerda, ter sido chumbada pelos vereadores do movimento de Rui Moreira.

Radar de velocidade na VCI desde 2022 só agora vai entrar em funcionamento

Em novembro de 2022 o Porto Canal noticiou em primeira mão a instalação na A20, ao quilómetro 9.8, de um radar de velocidade cujo funcionamento nunca foi confirmado pela Autoridade Nacional para a Segurança Rodoviária. Esta terça-feira, um ano e oito meses depois, a ANSR anunciou que o equipamento vai passar a estar ativo a partir de 6 de julho.