Proprietários de Alojamento Local, no Porto, contra novas medidas do Governo

| Porto
Porto Canal

Centenas de proprietários de Alojamento Local manifestaram-se esta quinta-feira em todo o país contra as medidas do Governo para o setor.

No Porto, várias dezenas de proprietários reuniram-se, junto ao Mercado do Bolhão. Em causa estão a suspensão de novos licenciamentos de Alojamento Local e a caducidade dos registos ainda em vigor, a partir de 31 de dezembro de 2030, bem como a aplicação de uma nova contribuição extraordinária, com uma taxa de 35% da base tributável.

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira olha com preocupação para o futuro dos que dependem do alojamento local para sobreviver.

“Eu acho que o Governo se esqueceu de fazer um estudo, como nós sempre fizemos, do impacto das externalidades. Portanto estamos muito preocupados que isto vá criar desemprego e um conjunto de falências, não tanto neste setor propriamente dito, mas nos setores que nele dependem”, defende o autarca.

Para este sábado há novos protestos agendados para o Porto e Lisboa.

+ notícias: Porto

Entre rabiscos e aguarelas, o diário gráfico de Vasco Mota faz uma viagem pelo Porto

Após escolher o local, Vasco Mota senta-se no seu “banquinho”, abre o diário gráfico e coloca ao seu lado, os pincéis e a tábua de aguarelas. Sem pressa, começa a desenhar e deixa que as linhas se entrelacem com a vida que pulsa à sua volta. O Porto, com as suas ruas e detalhes únicos, é o seu maior campo de exploração. O urban sketching, que começou por ser uma diversão, tornou-se na sua principal ocupação, através do projeto "Rabiscar o Porto", hoje apoiado pela Ágora.

Arranca o Porto/Post/Doc que conta com um documentário sobre centro comercial Stop

O festival Porto/Post/Doc inicia esta sexta-feira a 11.ª edição e até 30 de novembro vai questionar que futuro tem a Europa e os seus valores fundamentais, contando com um programa intitulado “O Movimento dos Povos”, que se prolonga até 2026.

Filas de trânsito extensas no acesso à Ponte da Arrábida após acidente ligeiro

Um sinistro que decorreu na manhã desta sexta-feira está a causar extensas filas de quilómetros junto à Ponte da Arrábida, no sentido Gaia-Porto. Fonte da GNR confirmou o acidente que, apesar de nao registar feridos ou danos maiores, está a condicionar a circulação.