Profissionais de educação recebidos em apoteose no Aeroporto do Porto

| Porto
Porto Canal

Os cerca de 50 profissionais da educação, que foram ao Parlamento Europeu pedir melhores condições de trabalho, foram recebidos, esta tarde, no Aeroporto Francisco Sá Carneiro por dezenas de professores.

Docentes e não docentes estiveram um dia em Bruxelas tendo viajado cerca de 50 profissionais do Porto.

“Fomos atendidos por todos os quadrantes políticos”, disse uma das docentes que viajou a Bruxelas, referindo que do eurodeputado do Partido Socialista trouxe “uma mão cheia de nada”. Em sentido inverso, esta professora aponta que “de outros quadrantes políticos tivemos respostas muito positivas”.

Foram entregues quatro petições aos eurodeputados, sobretudo por melhores condições salariais, contagem integral do tempo de serviço e também por um modelo de colocação diferente.

O coordenador do Sindicato de Todos os Profissionais da Educação (STOP), André Pestana, esteve no aeroporto para receber os docentes que se deslocaram a Bruxelas. O sindicalista referiu ao Porto Canal que “nunca houve nada assim em Portugal. Esta é a maior luta de sempre pela educação em Portugal”.

A próxima ronda negocial entre sindicatos e o ministério da Educação está marcada para o início de abril.

+ notícias: Porto

No 25 de Abril de 74 os portuenses “apoderaram-se” de uma cidade que lhes era negada

De documentos aos livros de história, a revolução dos cravos segue o mesmo enredo, as mesmas personagens, os mesmos acontecimentos. Mas o marco que foi o 25 de abril também se sentiu a Norte, nomeadamente no Porto onde as personagens são outras e recordam uma cidade que lhes foi devolvida ao fim de 48 anos de ditadura. São as histórias de quem viu, quem sentiu e resistiu na revolução dos cravos a partir da invicta.

Vandalizado mural na Maia dedicado ao 25 de abril

O Mural alusivo aos 50 anos do 25 de Abril de 1974 na Maia foi vandalizado durante a noite com pichagens de louvor a Salazar, anunciou a autarquia, que garantiu que a obra será na mesma inaugurada esta quinta-feira.

Desfile da Liberdade no Porto reúne milhares de pessoas

Com cravos vermelhos, bombos, bandeiras de Portugal e muitos cartazes, o Desfile da Liberdade junta esta quinta-feira, no Porto, milhares de pessoas que aproveitam as celebrações dos 50 anos do 25 de Abril para partilhar memórias e fazer apelos.