Bastonário da Ordem dos Médicos garante que “SNS precisa de uma mudança profunda” e não de soluções “penso rápido”

| Norte
Porto Canal

O bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes, garantiu que o “Serviço Nacional de Saúde (SNS) precisa de uma mudança profunda” e não de soluções “tipo penso rápido”.

Em entrevista ao Porto Canal na tarde desta quinta-feira, o recém bastonário da Ordem dos Médicos contou que “todos os dias parecem existir soluções tipo penso rápido e não é isso que o Serviço Nacional de Saúde necessita”.

O bastonário da Ordem dos Médicos reconhece as dificuldades, mas vê no Norte do país uma capacidade de resposta positiva nos cuidados de saúde primários.

“A região Norte tem uma capacidade de resposta muito boa, obviamente continuam a existir dificuldades e continuam a existir locais o Norte do país onde há falta de médicos de família”, mas Carlos Cortes salientou que esta situação “nada se compara com aquilo que acontece em Lisboa”. O Norte “tem tido uma trajetória diferente daquilo que se tem visto no resto do país”, afirmou o bastonário da Ordem dos Médicos ao Porto Canal.

“Todos os dias oiço novas propostas”, mas “não é isso que o SNS necessita”. Carlos Cortes acrescentou que o SNS precisa “de reformas efetivas que possam envolver os vários agentes ligados à saúde, nomeadamente os médicos e a Ordem dos Médicos, mas ainda muitos outros, como as associações de doentes”.

O bastonário da Ordem dos Médicos admitiu que “temos que resolver dia a dia os problemas que vão surgindo”, mas “aquilo que nós não estamos a ver é uma resolução de fundo e profunda de todo o Serviço Nacional de Saúde”.

Carlos Cortes venceu a segunda volta de eleições com mais de 57% dos votos e sucedeu a Miguel Guimarães, que ocupava o cargo desde 2017. Carlos Cortes tornou-se assim o 16º bastonário da Ordem dos Médicos.

+ notícias: Norte

Condutor foge após despiste aparatoso em Famalicão

Um veículo ligeiro despistou-se na madrugada desta quinta-feira na Avenida S. Silvestre, na freguesia de Requião, no município de Vila Nova de Famalicão, comunicou os Bombeiros Voluntários daquela região do distrito de Braga.

Inaugurado há dois meses, elevador da passagem superior na Aguda já avariou

A passagem superior da Aguda, em Vila Nova de Gaia, sobre a Linha do Norte, inaugurada há dois meses, está inacessível, na zona poente, a pessoas de mobilidade reduzida por avaria do elevador, constatou esta quinta-feira a Lusa no local.

Norte em aviso amarelo por queda de neve

Oito distritos do continente estão na sexta-feira e no sábado com aviso amarelo por possível queda de neve, alerta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê períodos de chuva para todo o país.