Teatro Baquet no Porto: 135 anos da tragédia que causou a morte de 120 pessoas

Teatro Baquet no Porto: 135 anos da tragédia que causou a morte de 120 pessoas
| Porto
Porto Canal

Corria o ano de 1859 quando a cidade do Porto saiu à rua para assistir à inauguração do teatro Baquet, edificado entre a rua Sá da Bandeira e a rua de Santo António, atual rua 31 de janeiro. Um incêndio de grandes dimensões, 29 anos depois, destruiria o sonho do alfaiate portuense António Pereira, conhecido por Baquet, e que deu nome à casa de espetáculos.

Inspirado na planta da Ópera Comique de Paris, foi construído com surpreendente celeridade para a época: a inauguração, a 13 de fevereiro de 1859, pautada por um baile de máscaras, aconteceu menos de um ano depois do início dos trabalhos, a 22 de fevereiro de 1858.

Na noite de 20 para 21 de março de 1888, durante uma ópera cómica com a sala totalmente esgotada, um incêndio nos bastidores alastrou para as restantes áreas do edifício, destruindo por completo o teatro e resultando na morte de 120 pessoas.

No cemitério de Agramonte, no Porto, um mausoléu foi erigido em memória das vítimas, com materiais pertencentes à própria edificação. A morte daqueles eu se encontravam presentes é assinalada por pedaços de ferro torcidos pelo fogo e uma enorme coroa de martírios, também em ferro.

Porto Canal

Cemitério de Agramonte (foto: Jorge Garcia/Porto.)

+ notícias: Porto

“A ‘cidade-negócio’ vai-se descaracterizando completamente perdendo interesse até para turistas”

A histórica Mercearia do Bolhão, aberta no Porto desde 1880, vai encerrar portas a 30 de abril para dar lugar a uma loja da multinacional Ale-Hop, como avançou o Porto Canal na manhã desta sexta-feira. À esquerda, os vereadores da oposição da Câmara do Porto lamentam que a cidade se vá ‘descaracterizando’.

Mercearia mais antiga do Porto vai fechar para dar lugar a Ale-Hop

A Mercearia do Bolhão, a mais antiga da cidade do Porto, vai fechar a 30 de abril, depois de 144 anos de atividade no coração da baixa portuense. No seu lugar, vai abrir uma loja da cadeia espanhola Ale-Hop, confirmou em exclusivo ao Porto Canal o proprietário do espaço, Alberto Rodrigues.

Atropela homem no Porto depois de lhe serem negadas bebidas num bar

Aconteceu na rua D. João IV, no Porto, na madrugada desta quinta-feira. Um homem de aproximadamente 30 anos ficou ferido com gravidade após ter sido intencionalmente atropelado. A notícia está a ser avançada pelo Correio da Manhã.