Milhares de processos de maus-tratos animais arquivados

Milhares de processos de maus-tratos animais arquivados
| País
Porto Canal

Associações dos direitos dos animais criticam a falta de formação das autoridades. Desde 2019, menos de 14% dos processos de maus-tratos seguiram para acusação.

Nos últimos quatro anos, milhares de inquéritos relativamente a maus-tratos de animais de companhia deram entrada no Ministério Público (MP). Apesar disso, entre os anos de 2019 e 2022, menos de 14% dos processos seguiram para acusação, sendo a maioria arquivados. De acordo com o artigo publicado esta terça-feira pelo Jornal de Notícias (JN), houveram 6657 processos arquivados e 7720 inquéritos abertos.

As associações dos direitos dos animais afirmam que falta formação às autoridades e aos tribunais. Sandra Duarte Cardoso, presidente da associação SOS Animal, defendeu, de acordo com o JN, que o Estado “não tem mecanismos para aplicar a lei” e que, quando “algum caso transitou em julgado, parecia que era tudo feito com receio”. Como resposta, o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) referiu que a lei necessita de ser mais clara.

A criminalização dos maus-tratos a animais de companhia ocorreu em 2014, exigindo uma alteração do Código Penal, que passou a prever penas de multa e de prisão para quem maltratasse ou matasse um animal sem motivo legítimo.

Na sequência de três acórdãos do Tribunal Constitucional (TC) anularem sentenças, o MP pediu a declaração de inconstitucionalidade da norma. A 21 de janeiro, organizado pelo IRA (Intervenção e Resgate Animal) milhares de pessoas juntaram-se nas ruas de Lisboa contra a possível inconstitucionalidade da lei. Já a 15 de março, a União Zoófila entregou ao Parlamento uma petição a pedir a criminalização dos maus-tratos a animais, assinada, no total, por mais de 90 mil pessoas.

De acordo com o JN, Adão Carvalho, presidente do SMMP, explicou que “os arquivamentos podem ser de vária ordem”, como o facto do animal maltratado não ser considerado “de companhia”, a falta de provas para comprovar quem o maltratou e “as dificuldades pelos acórdãos do TC”.

+ notícias: País

FC Porto vai ter jogo difícil frente a Belenenses moralizado afirma Paulo Fonseca

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, disse hoje que espera um jogo difícil em casa do Belenenses, para a 9.ª jornada da Liga de futebol, dado que clube "vem de uma série de resultados positivos".

Proteção Civil desconhece outras vítimas fora da lista das 64 de acordo com os critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) disse hoje desconhecer a existência de qualquer vítima, além das 64 confirmadas pelas autoridades, que encaixe nos critérios definidos para registar os mortos dos incêndios na região centro.

FC Porto em sub17 recebe e vence Padroense 2-1

A equipa de Sub-17 do FC Porto recebeu e bateu este domingo o Padroense (2-1), no Olival, em jogo da 11.ª jornada da 2.ª fase do Campeonato Nacional de Juniores B. Francisco Ribeiro (41m) e Pedro Vieira (62m) assinaram os golos dos Dragões, que mantêm a liderança da série Norte, com 28 pontos, mais três do que o Sporting de Braga.