Recorde de abandonos em 2022. Chips nos animais incapazes de travar problema

Recorde de abandonos em 2022. Chips nos animais incapazes de travar problema
| País
Porto Canal

O número de animais abandonados tem subido drasticamente desde o início de 2022 e é uma preocupação para os responsáveis de abrigos, que estão a entrar em colapso. As denúncias recebidas pela GNR e pela PSP já superam os números totais de 2021. Até animais com microchip estão a ser abandonados e, quando confrontados, os donos tentam fugir às responsabilidades. A inflação e o custo de vida cada vez mais elevado, também está a levar as famílias a procurar ajudas de alimentação e de saúde para os seus cães e gatos.

Segundo o Jornal de Notícias, dados da GNR revelam que até ao final de setembro foram reportados 385 casos de abandono, contra 358 no total do ano 2021, sendo a maior parte dos casos de cães. A PSP contabiliza 252 denúncias de abandono até novembro, contra 237 no total do ano 2021.

Apesar de ainda não existirem estudos em Portugal sobre o tema, acredita-se que a atual crise financeira poderá estar a ter um elevado impacto nos números de abandono. Ao JN, a associação Midas, em Matosinhos, reconhece que tanto o número de animais abandonados como as entregas por parte dos detentores "dispararam". Acrescenta ainda que a "maioria dos pedidos que lhe chegam para resgatar animais de rua são, aparentemente, animais sem chip e abandonados há pouco tempo".

São vários os motivos que estão a levar as famílias a procurar ajuda, mas o principal é a falta de capacidade económica. A Associação Cão Viver, na Maia, revelou ao JN que muitas das devoluções e entregas de animais que lhes chegam são devido a "gravidez, mudança de casa ou porque o animal cresceu mais do que os donos estavam à espera ou ainda porque faz muitas asneiras e estraga coisas em casa".

Em Portugal, continuam a existir vários casos de maus-tratos em animais. Até ao final de setembro deste ano, a GNR registou 545 denúncias por maus-tratos, sendo que em 2021 foram 649. Os dados da PSP revelam que até novembro registaram-se 477 situações (em 2021 foram contabilizadas 493).

No Parlamento, o PAN quer que a proteção animal passe a ser uma tarefa fundamental do Estado. Também o PS e o Bloco de Esquerda propõem que a Constituição preveja a garantia do bem-estar animal.

+ notícias: País

Eurodreams. Apostadores 'falham' 1.º prémio mas há boas notícias a caminho de Portugal

O sorteio do EuroDreams desta segunda-feira, dia 29 de abril, não registou vencedor do primeiro prémio e os tão desejados 20 mil euros por mês durante 30 anos não encontram dono.

Mais de 428 mil utentes pediram baixa de curta duração

Cerca de 1.180 utentes recorreram, em média, por dia ao SNS24 para pedir uma baixa de curta duração por doença, totalizando mais de 428 mil pedidos num ano, segundo dados oficiais avançados esta segunda-feira à agência Lusa.

Filme de realizador portuense candidato a novo prémio latino-americano

O filme 'Mal Viver', de João Canijo, é candidato a um novo galardão, o Prémio dos Críticos da América Latina para Filmes Europeus, cujo vencedor será anunciado em junho, no Festival de Cinema de Guadalajara, no México.