Amplifest volta ao Porto em setembro

Amplifest volta ao Porto em setembro
Facebook
| Porto
Porto Canal/Agências

O Amplifest vai voltar a realizar-se, entre 23 e 24 de setembro, no Hard Club, no Porto, anunciou esta segunda-feira a organização, que revelou os norte-americanos Sunn O))) como primeira confirmação.

Em comunicado, a organização do festival lembrou que o alinhamento do evento “parte sempre da música, [e alarga-se] também às ‘talks’ e documentários, proporcionando um espaço de encontro e troca de experiências entre melómanos de todo o mundo”.

A dupla norte-americana Sunn O))) é composta por Greg Anderson e Stephen O’Malley, e descrita, no Bandcamp dos próprios, como “uma síntese de diversos: drone, ur, ‘noise’, metal, minimalismo/maximalismo; apoiada por um elenco de colaboradores”.

Essa lista de colaborações vai de Scott Walker aos japoneses Boris e aos noruegueses Ulver, passando pela compositora islandesa Hildur Guðnadóttir, entre outros.

“Conceptualizados e formados em março de 1998, os Sunn O))) têm desafiado as formas como pensamos sobre música desde então. […] Eles induzem estados de trance meditativo que emanam da sua linha lendária de amplificação e das suas composições tectónicas de existência, dedicadas aos mistérios da vida e do cosmos, capazes de abanar a Terra”, acrescenta a página do grupo na editora Southern Lord, criada por Anderson.

Em Portugal, estrearam-se na sala 2 da Casa da Música, no Porto, em 2006, seguindo-se uma atuação na galeria ZDB, em Lisboa, em 2010.

Os bilhetes para os dois dias de Amplifest estão à venda a partir desta segunda-feira, pelo valor de 99 euros.

+ notícias: Porto

PSP detém homem por suspeita de tráfico de droga no Porto

Um homem de 22 anos foi detido, esta quinta-feira, no Porto, por suspeita de tráfico de droga, informou o Comando Metropolitano da PSP, em comunicado.

Homem detido pela prática do crime de injúrias e coação sobre agentes policiais no Porto

Um homem foi detido na quinta-feira, pelas 14h10, na rua do Loureiro, no Porto, pela prática do crime de injúrias e coação sobre agente policiais, anunciou esta sexta-feira a Polícia de Segurança Pública (PSP).

Rui Moreira diz que Câmara não interfere na relação entre dona e inquilino do Sá da Bandeira

A manutenção do Teatro Sá da Bandeira, no Porto, e a relação entre a empresa que o detém e o inquilino decorre à margem da câmara municipal, afirmou esta sexta-feira o presidente.