Amplifest volta ao Porto em setembro

Amplifest volta ao Porto em setembro
Facebook
| Porto
Porto Canal/Agências

O Amplifest vai voltar a realizar-se, entre 23 e 24 de setembro, no Hard Club, no Porto, anunciou esta segunda-feira a organização, que revelou os norte-americanos Sunn O))) como primeira confirmação.

Em comunicado, a organização do festival lembrou que o alinhamento do evento “parte sempre da música, [e alarga-se] também às ‘talks’ e documentários, proporcionando um espaço de encontro e troca de experiências entre melómanos de todo o mundo”.

A dupla norte-americana Sunn O))) é composta por Greg Anderson e Stephen O’Malley, e descrita, no Bandcamp dos próprios, como “uma síntese de diversos: drone, ur, ‘noise’, metal, minimalismo/maximalismo; apoiada por um elenco de colaboradores”.

Essa lista de colaborações vai de Scott Walker aos japoneses Boris e aos noruegueses Ulver, passando pela compositora islandesa Hildur Guðnadóttir, entre outros.

“Conceptualizados e formados em março de 1998, os Sunn O))) têm desafiado as formas como pensamos sobre música desde então. […] Eles induzem estados de trance meditativo que emanam da sua linha lendária de amplificação e das suas composições tectónicas de existência, dedicadas aos mistérios da vida e do cosmos, capazes de abanar a Terra”, acrescenta a página do grupo na editora Southern Lord, criada por Anderson.

Em Portugal, estrearam-se na sala 2 da Casa da Música, no Porto, em 2006, seguindo-se uma atuação na galeria ZDB, em Lisboa, em 2010.

Os bilhetes para os dois dias de Amplifest estão à venda a partir desta segunda-feira, pelo valor de 99 euros.

+ notícias: Porto

Mestrados da Faculdade de Economia da Universidade do Porto na dianteira da Europa

A Faculdade de Economia da Universidade do Porto tem 11 dos seus programas de mestrado no topo do ranking internacional Best-Masters 2024 feito pela Eduniversal. Três dos mestrados estão mesmo dentro do top-10 nos respetivos rankings.

Incêndio em colégio no Porto já está extinto

O incêndio que deflagrou ao início da tarde de deste domingo no Colégio Flori, no Porto, "já está extinto" e em fase de rescaldo e ventilação, adiantaram ao Porto Canal as autoridades.

Last Folio: as duras memórias do Holocausto 

O Museu e Igreja da Misericórdia do Porto acolhem a exposição internacional LAST FOLIO acompanhada por um documentário, que mostra as memórias do Holocausto. A exposição do fotógrafo Yuri Dojc e da cineasta Katya Krausova, pode ser visitada até novembro.